Apresentação da Gestão: presidente detalha as ações do início do seu mandato.

A Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB) vem crescendo continuamente desde a sua criação, fruto da atuação das gestões anteriores; sua administração requer a cada ano um maior nível de profissionalismo e de dedicação.

Ainda que o atual mandato tenha se iniciado oficialmente em 1° de janeiro de 2025, a primeira rodada de reuniões com parceiros aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro de 2024 na cidade de São Paulo. Na ocasião, foi apresentado o Plano de Gestão do GEDIIB 2025-2026, que incluiu os processos internos e os focos da gestão, baseados no plano estratégico GEDIIB/Fundação Dom Cabral. Por meio destes pilares, foram apresentados nosso propósito, missão, visão e valores, conjuntamente com a elaboração e entrega, para cada parceiro, de um “book” com as propostas de ações e planejamento.

A partir do princípio janeiro, deu-se início às reuniões remotas com as todas as comissões permanentes e a quase totalidade das provisórias, nas quais foram reforçados os objetivos, as propostas de ações e metas para cada comissão, e também, a inclusão de projetos de pesquisa multicêntricos dentro de comissões específicas, sempre em alinhamento ao Plano de Gestão do GEDIIB. Em paralelo com as reuniões da Diretoria Executiva, perfazendo um total de sete, até o momento.

A 6ª Semana Brasileira da Doença Inflamatória Intestinal mereceu especial atenção com a elaboração dos modelos da grade cientifica na plenária, da arena cientifica e dos cursos pré-congressos, envolvendo as comissões responsáveis (Cirurgia, Endoscopia, Enfermagem, Nutrição e Pediatria). Neste ano, os cursos pré-congressos serão realizados na tarde do dia 13 de agosto, com carga horária de seis horas, cada. Na noite do dia 13, acontecerá a abertura oficial do Congresso, seguida da Conferência Magna Internacional e coquetel. Este modelo permitirá as pessoas se afastarem por menos tempo de suas atividades assistenciais e, concomitantemente, proporcionará maior integração entre os membros que compõem a multidisciplinaridade do GEDIIB.

As palestras e conferências acontecerão nos dias 14,15 e 16/08, e a Arena Científica ganhará mais espaço (150 e 200 pessoas), onde acontecerão a apresentação oral dos temas livres selecionas, os “Encores”  e ainda, Simpósios da Indústria e outras atividades científicas em elaboração, sendo que tais atividades  acontecerão preferencialmente nos intervalos da Grade Científica principal, à exceção de atividades cientificas voltadas exclusivamente para profissionais não prescritores que deverão ocorrer simultaneamente aos simpósios satélites (compliance), valorizando e destacando a importâncias deste profissionais para a nossa diretoria.

As primeiras demandas da Comissão de Medicamentos e Acesso a Insumos já foram organizadas e deliberadas como o atraso em relação à publicação da incorporação do ustequinumabe e da calprotectina no SUS e ainda a definição do público-alvo para o uso do infliximabe subcutâneo, fruto da reunião da comissão e da Diretoria Executiva do GEDIIB com a Coordenação de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde, realizada já no dia 7 de janeiro. (vide link: https://gediib.org.br/noticias/gediib-se-reune-com-ministerio-da-saude-para-debater-o-atraso-sobre-a-publicacao-da-incorporacao-do-ustequinumabe-e-da-calprotectina-no-sus/).

No dia 16 de janeiro, mais uma vez a diretoria executiva juntamente com membros da Comissão de Medicamentos e Acesso a Insumos reuniram-se, desta vez com representantes da farmacêutica Pfizer para discutir o acesso dos pacientes do SUS ao infliximabe endovenoso, pois no contrato feito com o Ministério da Saúde, a infusão do medicamento não seria atribuição da farmacêutica (vide link: https://gediib.org.br/noticias/o-gediib-se-mobiliza-na-tentativa-de-encontrar-solucoes-para-falta-de-servicos-de-terapia-assistida-no-sus/). Frente a esta questão houve uma reunião com os membros da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Academia Nacional de Neurologia e ainda representantes do Conselho Nacional de Saúde, Defensoria Pública da União (DPU), de associações de pacientes onde foram discutidas ações emergenciais para a falta de Centros de Terapia Assistida no Brasil. Desta reunião, por orientação da DPU foi elaborado um documento no qual o GEDIID é co-signatário, por meio do  qual o problema foi devidamente explicitado. Este documento será entregue ao Ministério da Saúde por membros da Defensoria Pública da União (vide link: https://gediib.org.br/noticias/o-gediib-se-mobiliza-na-tentativa-de-encontrar-solucoes-para-falta-de-servicos-de-terapia-assistida-no-sus/).

O GEDIIB também se manifestou na Consulta Pública sobre o Vedolizumabe para o Tratamento da Doença de Crohn e publicou o Parecer Técnico-Científico no seu site (vide link: https://gediib.org.br/noticias/gediib-publica-parecer-tecnico-cientifico-sobre-o-vedolizumabe-para-o-tratamento-da-doenca-de-crohn/). A partir do mês de março, o site terá uma aba específica para os pareceres e se denominará de Revisões Técnico-Cientificas do GEDIIB. Um segundo parecer está pronto e descreve sobre o Vedolizumabe na população pediátrica, elaborado pela Comissão de Pediatria. Um terceiro está sendo elaborado pela Comissão de Medicamentos e Acesso a Insumos e dissertará sobre novos medicamentos já liberados para uso na Doença Inflamatória Intestinal pelo FDA e/ou EMA, mas ainda não registrados pela ANVISA. Será uma boa oportunidade para prover os associados de material científico de qualidade alta e de forma mais resumida. Ainda dentro do cunho científico, foram iniciadas as atividades para publicação do livro “Rotinas em Cirurgia” e deverá ser lançado durante a SEBRADII em agosto deste ano.

Neste mês, iniciarão as atividades científicas remotas, sendo que no dia 18/03 começará o GEDIIB FLIX. Esta atividade ocorrerá nas primeiras e terceiras terças-feiras do mês, totalizando 8 edições. Ainda no primeiro semestre dará início o 1° Curso Anual de Doença Inflamatória intestinal e se estenderá para o segundo semestre. No segundo semestre estão programados também quatro eventos  “DII na prática” e a postagem dos GEDIIB CASTs que serão gravados durante a SEBRADII.

Sob ponto de vista administrativo, foi feita revisão do estatuto pela Diretoria Executiva e, em uma data oportuna será convocada a Assembleia Geral para discutir questões pontuais, mas importantes para sua adequação técnica. Da mesma forma foi feita minuciosa revisão do Manual de Controles Internos (compliance), cujo fluxo seguinte será a análise da Comissão de Ética e, na sequência, o envio a todos os membros do GEDIIB para leitura e sugestões.

No sentido de deixar os associados informados, mensalmente será divulgado um boletim que tem como título “GEDIIB em Ação”. A comunicação é ponto nevrálgico em qualquer organização e esta iniciativa tem como objetivo de mitigar este problema.

Por fim, é lema desta gestão será o acolhimento: “Acolher para Crescer”. Sempre estarei disponível para atender os associados, as comissões e suas demandas.

Que tenhamos uma gestão exitosa e que o GEDIIB possa sempre crescer e se fortalecer.

 

Eduardo Garcia Vilela
Presidente do GEDIIB 2025-2026

Comments are closed.