A história da GEDIIB começou quando um seleto grupo de médicos, reunidos na cidade de Guarujá, interior de São Paulo, organizou o primeiro 1º Workshop de Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil, em 2002.
A primeira ata da instituição, tal qual a conhecemos hoje, foi assinada por 68 associados. Ela registrava que a entidade seria responsável, entre outras coisas, pela “elaboração e organização do cadastro dos pacientes com DIIs, coordenação de estudos multicêntricos e elaboração de uma política de incentivo ao estudo e à pesquisa da DII e pela consecução junto às autoridades de saúde de recursos e ações para o tratamento e exames diagnósticos de alto custo.”
A seguir, os principais marcos da história da GEDIIB:
› 2001 – Primeira reunião do grupo de fundadores no Guarujá (SP).
› 2002 – Criação do então Grupo Brasileiro de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal, durante o 1º Workshop realizado pela entidade.
› 2006 – Realização do 2º Workshop sobre DIIs. A entidade passa a se chamar Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil – GEDIIB.
› 2008 – Lançamento do The International Journal of Inflammatory Bowel Disease, revista da entidade | 3º Encontro da GEDIIB em Águas de São Pedro (SP).
› 2010 – Lançamento do 1º Congresso Brasileiro sobre a Doença Inflamatória Intestinal.
› 2013 – Lançamento da Campanha Nacional Seu Intestino Mudou?
› 2016 – Início do projeto social “Mutirão de DII”, realizado nas cidades de Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
› 2018 e 2019 – Realização do primeiro e segundo Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais em Campinas (SP).
› 2019 – Criação das Estaduais. Atualmente, 22 coordenadores representam a GEDIIB em todo o Brasil.
› 2019 – Maior espaço da entidade na programação da SBAD.
› 2020 – Realização da 1ª Semana Brasileira de Doenças Inflamatórias Intestinais.