Os cuidados de Enfermagem em Doença Inflamatória Intestinal

Autora: Clarice Maria Specht – enfermeira, membro do GEDIIB

O conceito de cuidado vem sendo construindo ao longo da história, convergindo em um ponto comum que remete ao significado de cuidado em saúde, o qual significa oferecer atenção, tratamento, respeito, acolhida ao ser humano, com desvelo, solicitude, diligência e zelo.

É imprescindível que a equipe de enfermagem estimule os portadores de DII a desenvolver o autocuidado, o qual se dará por meio da avaliação e compreensão sobre a doença e o processo de adoecimento, fornecendo as informações necessárias em relação à adesão ao tratamento, tratamento medicamentoso, dieta, saúde mental, bem como em casos de intervenções cirúrgicas e acompanhamento clínico.

O papel da enfermagem inicia-se já na abordagem inicial dos portadores de DII, sendo inclusive um facilitador ao acesso aos serviços especializados, participando ativamente do processo de cuidado, haja vista que este atua como um elo de integração das equipes multidisciplinares.

O enfermeiro atua também nas atividades assistenciais, de educação em saúde e pesquisa, visando subsidiar segurança durante o acompanhamento multiprofissional. A principal ferramenta de atuação da enfermagem se dá na implantação e implementação da consulta de enfermagem, que vem fundamentada em metodologias e abordagem integral.

Deste modo é de suma importância que a enfermagem esteja inserida no contexto do cuidado, objetivando a manutenção da remissão da doença, recuperação e favorecendo boa qualidade de vida em todos os níveis de assistência.

Referências:

Silva AF, Schieferdecker MEM, Rocco CS, Amarante HDBS. Relação entre estado nutricional e atividade inflamatória em pacientes com doença inflamatória intestinal. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2010;23(3):154-158.

Souza ML, Sartor VVB, Padilha MICS, Prado ML. O cuidado em enfermagem: uma aproximação teórica. Texto Contexto Enferm. 2005;14(2):266-70.

Vale EG, Pagliuca LMF. Construção de um conceito de cuidado de enfermagem: contribuição para o ensino de graduação. Rev Bras Enferm. 2011;64(1):106-13.

Compartilhe nas Redes: