A importância da mastigação

A mastigação pode ser caracterizada como a ação de morder, triturar e pasteurizar o alimento. É considerada uma das funções mais importante do sistema digestório, pois corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos. É a primeira fase da digestão e para que ela ocorra de maneira benéfica para o nosso organismo, os alimentos devem ser bem mastigados para que as partículas sejam expostas ao suco gástrico e às enzimas, que vão digerir esses alimentos e absorver os nutrientes de maneira saudável e eficaz pela nossa mucosa intestinal. Uma mastigação ineficiente pode causar desconforto como gases, azia, queimação, empachamento e má absorção de nutrientes como as vitaminas e minerais.

Deve-se dar maior importância para as frutas e os vegetais crus, pois possuem uma membrana de celulose indigerível em torno de suas porções nutritivas, que deve ser quebrada antes que se utilize o alimento.

Mas não é apenas no processo digestivo que a mastigação auxilia. Quando se mastiga bem os alimentos a sensação de saciedade é maior e mais rápida, ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso ajuda no controle da quantidade ingerida. Além de todos os benefícios para a saúde, com uma mastigação mais compassada os sabores dos alimentos também ficam mais intensos e você aprecia melhor as refeições.

DICAS NUTRICIONAIS PARA VOCÊ MASTIGUAR OS ALIMENTOS

•          Controle a velocidade de alimentação;

•          Mastigue cada garfada 15 vezes antes de engolir, e aumente gradativamente;

•          Descanse os talheres no prato entre cada porção de alimento ingerido;

•          Espere 15 segundos entre cada porção de alimento e repita;

•          A mudança de comportamento, não é fácil, nem rápida. Enquanto se adquire novos hábitos e se alteram os antigos, deve-se notar e avaliar os aspectos positivos para que funcionem como reforço nesta mudança.

Cada organismo possui sua particularidade, que deve ser levada em consideração. Por isso, é sempre importante procurar um nutricionista, para que ele monte um planejamento alimentar de acordo com cada individualidade e necessidade.

Patrícia Pimentel do Nascimento
Nutricionista Clínica e esportiva – CRN1- 5655
Membro da área de Nutrição GEDIIB

Compartilhe nas Redes: