Opções de lanche saudáveis para pacientes com DII

A nutricionista Lilian Bassani, nos presenteou com algumas sugestões de lanches saudáveis para pacientes com DII.

Segundo ela, “sugerir opções de lanches saudáveis, não foi uma tarefa fácil”, apesar de parecer um tópico simples… No atendimento nutricional, essas escolhas e sugestões são norteadas por inúmeras variáveis tais como estágio da doença (atividade ou remissão), estado nutricional, alterações bioquímicas e aspectos culturais. Não é fácil generalizar algo tão individual, diz a nutricionista Lilian.

De qualquer forma, as opções sugeridas foram as mais abrangentes possíveis, dando a possibilidade de escolhas e (ou) trocas para os pacientes com ou sem restrições e tentando manter uma postura neutra, com preparações com e sem glúten, com e sem laticínios. O ponto de partida foi um paciente com DII, em remissão, com bom estado nutricional (eutrófico).

Mingau de aveia com banana e canela

Ingredientes e preparo: Numa panela, misture uma xícara (chá) de *leite desnatado [opções: leite sem lactose ou bebida vegetal (exemplos: arroz, amêndoas, castanhas etc.)] com 3 colheres (sopa) de aveia. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos ou até o mingau engrossar. Antes de servir, adicione 1 banana picada e polvilhe com canela.
*Conforme orientação do seu Nutricionista e/ou Gastroenterologista

Panqueca de banana com ovos (sem leite)

Ingredientes e preparo: Em uma travessa (ou no liquidificador), misture 2 ovos, 1 banana, 2 colheres (sopa) de aveia ou tapioca, sal a gosto (opcional). Enquanto estiver misturando todos os ingredientes, aqueça uma frigideira. Assim que estiver quente, disponha a massa e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até obter a consistência e coloração desejada.

 Frutas ou salada de frutas

Frutas, consumidas isoladamente, ou misturadas sempre serão uma opção saudável para o lanche. A adição de 1 ou 2 colheres (sopa) de aveia, agregará mais fibra, retardando a liberação do açúcar (frutose) e melhorando o funcionamento intestinal.

Vitamina de frutas

Ingredientes e preparo: No liquidificador, misture e bata 1 copo (200ml) de *leite [opções: leite tradicional desnatado, leite desnatado sem lactose ou bebida vegetal (exemplos: arroz, amêndoas, castanhas etc.)], 1 fruta da sua preferência, 1 colher de sopa de farelo de aveia.
*Conforme orientação do seu Nutricionista e/ou Gastroenterologista

Sanduíches

Queijo, cenoura, tomate, alface: Pão integral – 2 fatias, queijo mussarela – 1 fatia, cenoura ralada – 2 colheres de sopa, azeite de oliva – 1 colher de sobremesa (somente o suficiente para saborizar o pão), alface e tomate a gosto
Outras sugestões de recheios: ovos cozidos, frango desfiado (temperado com ervas finas, azeite de oliva, tomate e sal), sardinha ou atum (importante: drenar todo o óleo ou usar a sardinha na versão em molho de tomate ou no limão ou o atum em água); abobrinha grelhada com azeite de oliva, sal e orégano.

Abacate, tomate, queijo: Pão integral – 2 fatias, 3 colheres (sopa) de abacate amassado, suco de ½ limão (ou conforme a sua preferência), sal a gosto, 1 colher (chá) azeite de oliva, 1 tomate cortado em rodelas, 1 fatia de muçarela light ou queijo branco (opcional). Misture o abacate amassado com o limão e o sal. Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e doure as fatias de pão dos dois lados. Sobre cada fatia de pão espalhe uma porção de paste de abacate. Por cima, duas rodelas de tomate e uma fatia de queijo mussarela light ou queijo branco. Sirva em seguida.

Observação: os pacientes com Doença Celíaca ou restrição ao glúten, por orientação do Gastroenterologista ou Nutricionista, poderão substituir o pão integral pela versão sem glúten.

Tapioca

Ingredientes e preparo: Polvilhe 3 colheres (sopa) de tapioca na frigideira pré-aquecida. Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, torando-a plana e uniforme. Deixe cozinhar por cerca de 1 minuto de cada lado (ou até obter a consistência desejada). Quando estiver pronta, basta adicionar o recheio (sugestões abaixo).

Sugestões de recheios:
– Ovos mexidos
– Queijo mussarela light, tomate picado, manjericão
– Banana picada

Pão de queijo

Ingredientes e preparo: Em uma travessa, misture 1 xícara (chá) de polvilho doce, 1 xícara (chá) de polvilho azedo, 1 xícara (chá) de mandioca cozida, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, ½ colher (sopa) de sal, especiarias desidratadas e ervas (exemplo: orégano) a gosto. Mexa até que a massa fique completamente homogênea. Na sequência, faça as bolinhas e acomode os pães em uma forma antiaderente forrada com papel vegetal ou devidamente untada e então leve para assar em forno com temperatura média (180º) por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. Não coloque uma bolinha muito próxima da outra na hora de assar, para não grudar. Depois de pronto você pode deixar esfriar ou comer quentinho.

Nutricionista – Lilian Bassani – CRN:42738
Doutora e Mestre em Medicina – UFCSPA
Especialista em Nutrição Clínica – UNISINOS
Especialista em Nutrição Esportiva – UGF

Compartilhe nas Redes: