A partir de agora, o SUS tem 180 dias para passar a fornecer o medicamento
Em portaria publicada no dia 28 de junho, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos oficializou a incorporação do citrato de Tofacitinibe para o tratamento de pacientes adultos com Retocolite Ulcerativa moderada a grave com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância aos medicamentos sintéticos convencionais, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
Com a publicação da portaria, o SUS tem cento e oitenta dias para passar a fornecer o medicamento aos pacientes.
O GEDIIB acompanhou e participou de todo o processo desde a consulta pública, realizada em janeiro do ano passado, até mais recentemente quando, em junho deste ano, foi convidada pela CONITEC para fazer a defesa da incorporação. Na ocasião, participaram da reunião o presidente do GEDIIB, Dr Rogério Saad-Hossne e os membros da Comissão de Medicamentos e Acesso, Drs Francisco Pena e Adalberta Martins que expuseram os motivos do posicionamento da entidade.
No mesmo dia, mais tarde, a CONITEC deu parecer favorável à incorporação.
Esta foi a primeira vez que uma Sociedade na área de Doença Inflamatória Intestinal foi convidada a participar do processo na CONITEC.
“Sem dúvida, esta é uma grande vitória não só para o GEDIIB, mas para todos os pacientes que serão beneficiados com o novo tratamento. Um trabalho persistente e consistente de todos, principalmente da Comissão de Medicamentos e Acesso que vem se dedicando a mais de um ano para que conseguíssemos esta conquista. Um grande orgulho de fazer parte deste grupo. Orgulho de ser GEDIIB.”, ressalta Dr. Rogério.