Se você tem doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa) fique ainda mais atento as orientações de distanciamento social e higiene pessoal.
Ainda não existem estudos específicos que relacionaram a alimentação ao reforço imunológico para prevenir ou ajudar no tratamento da COVID-19, não existindo nenhum alimento específico, ou super alimento ou suplemento alimentar para esta finalidade. As boas práticas de higiene e o isolamento social continuam sendo as melhores formas de prevenir a doença.
Apesar dessa informação, sabemos que para garantir o funcionamento normal do sistema imunológico, que constituem as nossas células de defesa, é necessário uma alimentação equilibrada com a presença de diferentes nutrientes, desde os que fornecem energia (carboidratos, proteínas e lipídios) até as vitaminas e minerais (como as vitaminas A, B6, B9, B12, C e D, o cobre, ferro, selênio, zinco) e água. Tais nutrientes encontramos quando ingerimos uma alimentação saudável. Assim daremos algumas dicas abaixo para você manter o seu isolamento social de forma saudável e adequada.
1. Faça do seu isolamento social o início de um novo ciclo alimentar, com alimentos saudáveis e com a prática diária de movimentar-se.
2. Tente durante o isolamento social se exercitar. Uma dica simples e fácil: a cada hora cheia caminhe 5 minutos dentro da sua casa ou então na garagem ou no seu quintal. Se você fizer isso três vezes pela manhã e 3 vezes a tarde, terá se exercitado por 30 minutos, sem sair de casa.
3. Prefira os alimentos de elevado valor nutricional ao invés de alimentos com elevada densidade energética, ou seja, reduza o consumo de alimentos que fornecem muita energia, mas poucos nutrientes, tais como alimentos ultra processados tais como biscoitos, bolachas, bolos industrializados, refrigerantes, barras de cereais, sucos artificiais e comidas de caixa tais como hamburguers; almondegas; nuggets, lasanha, pizza etc.
4. Escolha os alimentos in natura para fazer parte da sua refeição diária como frutas, verduras e legumes. As verduras e legumes devem estar presentes tanto no almoço como no jantar, de preferência cozidas neste momento.
5. Reduza a quantidade de sal tanto para preparar os alimentos, como o sal que geralmente é adicionado as saladas cruas.
6. Evite ao máximo o consumo de frituras e alimentos gordurosos. O preparo de carne deve ser assado ou grelhado ou cozido. Prefira as carnes magras como frango, peixe, porco e também carne de boi sem gordura.
7. Procure preparar as suas refeições evitando ao máximo o consumo de fast food.
8 A hidratação também é muito importante. Procure ingerir por volta de 2 litros/água/dia. A cada hora cheia, levante-se, movimente-se e tome 200mL de água.
9. Para controlar a ansiedade procure se alimentar a cada 3 horas, com lanches leves (as frutas podem ser uma ótima opção para os lanches) e sempre inclua no almoço e jantar uma porção de cereais (arroz) ou tubérculos (batata ou mandioca ou mandioquinha) sempre cozidos, além de uma porção de leguminosas (feijão ou ervilha ou lentilha ou grão de bico).
10. A obesidade vem se mostrando como mais um dos fatores de risco associados à COVID-19, além da Hipertensão Arterial, Diabetes, Cardiopatias e doenças pulmonares crónicas como a Asma. Procure evitar o excesso de alimentos, principalmente os não nutritivos e controle o seu peso.
11. Uma dúvida frequente dos pacientes é como higienizar os alimentos crus tais como as verduras, legumes e frutas. Antes de consumir tais alimentos, lave em água corrente e higienize com hipoclorito de sódio, sempre diluído (a proporção e tempo vem indicado na embalagem).
12. Nas idas às compras devem ser utilizadas todas as precauções para minimizar o risco de infeção para você e para os outros:
• evitar o manuseio dos alimentos a não ser para colocar no carrinho de compras;
• cumprir as distâncias de segurança (manter-se a pelo menos a um metro de distância das pessoas);
• evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;
• higienização adequada das mãos antes e depois da ida às compras;
• adotar as medidas gerais de etiqueta respiratória (não usar as mãos ao tossir ou espirrar, usar um lenço de papel ou o antebraço).
Comissão de Nutrição – GEDIIB
Carina Rossoni – CRN10 – 0636
Daniéla Oliveira Magro – CRN3-6216