Curso de Capacitação do GEDIIB para profissionais da saúde que atuam no SUS, caminha no Ministério da Saúde

Recentemente, os médicos Dr. Eduardo Garcia Vilela, vice-presidente do GEDIIB, e Dra Marta Brenner Machado, presidente da ABCD, se reuniram com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Caminha positivamente, no Ministério da Saúde, a incorporação do Curso de Capacitação da Rede Básica de Saúde, que já é promovido pelo GEDIIB, de forma gratuita, em algumas unidades de saúde do país. A notícia traz alento quanto à busca constante do GEDIIB e também da ABCD (Associação Brasileira Colite Ulcerativa e Doença de Crohn) pelo diagnóstico preciso para as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), bem como o tratamento adequado delas.

A notícia veio durante encontro dos médicos com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que ocorreu em Brasília. “No primeiro semestre deste ano, a ABCD promoveu I Fórum Brasileiro de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais quando foi iniciada essa movimentação. Por intermédio da ABCD, conseguimos agendar essa visita no Ministro da Saúde, onde falamos sobre as demandas não atendidas dos pacientes e nos colocando à disposição para ajudar, inclusive com nosso Curso de Capacitação para a Rede Básica de Saúde. Tivemos uma resposta muito positiva. Já estamos promovendo esse curso em algumas unidades básicas e, se tivermos a chancela do Governo Federal, ficará perfeito. Queremos auxiliar na formação dos médicos que recebem os pacientes com DII”, destaca o doutor Eduardo Vilela.

A doutora Marta Brenner, presidente da ABCD, salienta que o ponto-chave para que este encontro acontecesse foi o referido Fórum de Pacientes, onde o presidente do GEDIIB, Rogério Saad-Hossne, foi palestrante. “Neste evento, convidamos também o Ministro, que não pôde comparecer. Mas ele disse que queria muito nos conhecer, pois a ABDC levantou dados muito importantes sobre a mudança de vida dos pacientes com DII. Cerca de 5 mil pacientes responderam um questionário e chegamos a números que apontam que cerca de 80% desses param sua vida completamente após o diagnóstico: perdem o emprego, deixam de fazer suas atividades normalmente, e isso o sensibilizou muito”, disse.

Ainda de acordo com a doutora Marta, acreditando na força da união em prol dos pacientes, ABDC e o GEDIIB foram juntos na CONITEC e também nesta visita mais recente, onde, inclusive, foi entregue um dossiê sobre medicamentos ao Ministro. “Foi fundamental este encontro, pois agora temos como parceiro o Ministério da Saúde”, completou. De acordo com o vice-presidente do GEDIIB, Eduardo Vilela, o objetivo é promover esses cursos de capacitação em conjunto com as entidades que representam os pacientes, como a ABCD.

Consulta Pública 44

Vilela e Brenner também destacaram a importância da Consulta Pública 44, que trata da terapia biológica via SUS. “Então tivemos dois encaminhamentos. Um deles, que se continuasse o diálogo com a Secretaria responsável para saber o andamento sobre a Consulta Pública 44, que trata da incorporação do uso de biológicos nas formas moderada a grave da Retocolite ulcerativa. E, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, seguirmos com as tratativas sobre o Curso de Capacitação da Rede Básica de Saúde. Já elaboramos as cartas para marcarmos as próximas reuniões”, destacou Vilela.

Em 22 de outubro de 2019, foi publicada a portaria 49 da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde que incorporou o Infliximabe e o Vedolizumabe na abordagem da retocolite ulcerativa.

Compartilhe nas Redes: