GEDIIB: Campanha Maio Roxo terá ampla programação em São Paulo

A ação, que entra no calendário oficial da capital paulista, tem o objetivo de alertar para as Doenças Inflamatórias Intestinais; locais como a Ponte Estaiada, Museu Mário de Andrade, Viaduto do Chá e Prédio Santander serão iluminados com a cor roxa

O mês de maio, dentre as temáticas das cores para a saúde, é marcado pela cor roxa, que simboliza a preocupação com a prevenção das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), patologias que já acometem 1% da população mundial. Por isso, anualmente, o GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal | Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite) promove uma ampla programação com ações diversas focadas no diagnóstico precoce e nos estudos relacionados às DIIs.

Intitulado “Maio Roxo – Visibilidade DII”, este mês terá uma série de ações a nível nacional direcionadas à atenção para a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa (DIIs), que envolve desde mutirões de exames de calprotectina e colonoscopia, cursos, palestras a até a iluminação de monumentos espalhados pelo País com a cor roxa.

Em São Paulo a ação entra para o calendário oficial do município, com uma série de eventos que têm o objetivo de alertar para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas patologias.

Por isso, na semana de 16 a 21 de maio, em parceria também com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ViaQuatro e ViaMobilidade, serão reproduzidos vídeos educativos nos vagões, fixação de cartazes e divulgação da campanha nas redes sociais.

Já nos dias 18, 19 e 20, respectivamente, acontecerão ainda momentos de conscientização nas estações de metrô Largo Treze, Morumbi e Carapicuíba:

Distribuição de folhetos para público (sinais e sintomas das DIIs);

Orientação e encaminhamento (em casos identificados como necessários pela equipe presente);

Ação com equipe identificada com a camiseta e posicionamento de banners no local.

Caminhada Maio Roxo

A campanha ainda terá um momento muito especial no dia 29 de maio, às 10h, com a “Caminhada Maio Roxo – Visibilidade DIIs”, com saída da Praça Oswaldo Cruz (próximo ao Shopping Pátio Paulista). O evento é gratuito e os participantes receberão orientações, sugestões de encaminhamentos, ganham camiseta alusiva e também serão convidados a um momento saudável, com mesa de frutas, após a caminhada.

Também no dia 29 de maio, na Casa das Rosas (quadra 37 da avenida Paulista), haverá mobilização com orientações, música ao vivo, e muito mais durante todo o dia.

Monumentos iluminados

Durantes alguns períodos do mês de maio, pontos importantes como Ponte Estaiada, Museu Mário de Andrade, Viaduto do Chá e Prédio da Prefeitura de São Paulo também terão foco de luz roxa em suas fachadas, como uma alusão à campanha do GEDIIB.

DIIs

As doenças inflamatórias intestinais (DII) constituem um grupo heterogêneo de doenças inflamatórias do trato digestivo, de caráter imunomediado, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. As apresentações clínicas variam, dependendo da extensão, gravidade e forma de apresentação, sendo os principais sintomas a dor abdominal, diarreia e sangramento nas fezes. Nas formas mais graves o portador da doença pode apresentar comprometimento sistêmico como perda de peso e febre ou complicações graves com necessidade de cirurgias.

Embora ainda sejam consideradas como doenças raras, cuja prevalência deva ser menor que 65/100 mil habitantes, dados mais recentes demostraram o aumento do número de casos de DII no Brasil nos últimos anos, de 52 chegando a taxa de 100 pacientes/100 mil habitantes *, sendo 56,53% com retocolite ulcerativa e 22,68% com doença de Crohn.
A tendência de aumento já é de 9,57 casos novos, para cada 100 mil habitantes por ano. A consequência deste crescimento irá impactar direta ou indiretamente em todo o sistema público e privado de saúde do País, que, aliado às dificuldades atuais de acesso, impactarão na qualidade de vida dos pacientes.

A diferença principal entre a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa ( RCU) está no local em que se instalam e na profundidade da inflamação, respectivamente: da boca ao ânus, podendo gerar fístulas (ligações) e estenoses (estreitamentos) por atingir todas as camadas do intestino, na DC; e restrita a mucosa (superficial) do reto e do intestino grosso, na RCU. O diagnóstico é estabelecido a partir dos sintomas como diarreia, sangramento e dor abdominal, e de exames complementares como de sangue, de fezes, tomografia ou ressonância magnética, sendo a colonoscopia com biópsia o principal deles para se estabelecer o diagnóstico.

A doença, que atinge mais os jovens entre 17-40 anos, pode comprometer a qualidade de vida de seus portadores e levar a quadro de incapacidade funcional, com afastamento de até 314 dias do trabalho pelo INSS, em estudo nacional que avaliou um período de 5 anos.

Por isso a importância dessa ampla campanha, fazendo com que a informação chegue com facilidade de acesso à população.

Programação nacional

04/05 – 3º Fórum de acesso, incorporação e assistência Farmacêutica em DII

14/05 – Mutirão DII – Hospital Universitário Antônio Pedro Niterói/RJ

15/05 – Caminhada Maio Roxo – Parque da Cidade – Brasília/DF

16 a 21/05 – Reprodução de vídeos educativos nos vagões, fixação de cartazes e divulgação da campanha nas redes sociais (Parceria CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade)

18/05 – Ação de conscientização na Estação Largo Treze – São Paulo/SP

19/05 – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal – Ação de conscientização na Estação Morumbi – São Paulo/SP

19/05 – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal – Caminhada em prol da Saúde na Praça do Vivendas em São José do Rio Preto/SP

20/05 – Ação de conscientização na Estação Carapicuíba – São Paulo/SP

28/05 – Mutirão DII – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG

29/05 – Caminhada e Ação Conscientização “Maio Roxo – Visibilidade DIIs” – às 10h, na Praça Oswaldo Cruz (inicio da Paulista, próximo ao Shopping) – São Paulo/SP

29/05 – Ação e orientação na Casa das Flores durante o dia todo – São Paulo/SP

Sobre o GEDIIB

O GEDIIB é uma entidade médica sem fins lucrativos, com o objetivo de buscar, aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII). Fundado há 20 anos, o grupo segue ampliando sua atuação, sempre com o intuito de levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DII.

Para saber mais e/ou apoiar a campanha Maio Roxo GEDIIB, entre em contato com:

Fátima Lombardi – +55 11 99320-7248 – gerencia@gediib.org.br

Compartilhe nas Redes: