Pesquisa sobre qualidade do serviço oferecido aos portadores de DII no Brasil – resultados preliminares

Há algumas semanas, divulgamos uma pesquisa que pretende avaliar a qualidade do serviço oferecido aos portadores de DII e sua inter-relação com as redes sociais.

A pesquisa é desenvolvida por um grupo de graduandas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB_UNESP) e orientada pela profa Ligia Sassaki (Gastroenterologia – departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu).


Agora, divulgamos uma preliminar da pesquisa apresentado abaixo:

Três das perguntas que apareciam no questionário eram:

1. Qual a primeira palavra que vem à sua cabeça quando pensa na sua doença?

2. Se você pudesse resumir em uma só palavra como você se sente/se sentiu nos momentos de atividade da doença, qual seria essa palavra?

3. Se você pudesse resumir em uma só palavra o que mais de ajuda/ajudou nos momentos de doença ativa, qual seria essa palavra?

Pegando carona no Maio Roxo, mês da conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais, foram produzidass nuvens de palavras com as respostas que mais apareceram para cada uma dessas questões e queremos mostrá-las para vocês. 

Embora cada um vivencie as situações da vida, incluindo o adoecimento, o tratamento e os pontos de apoio, de uma forma completamente única e singular, as pesquisadoras acreditam que essa seria uma boa forma de colocá-los em contato uns com os outros, conhecendo um pouco do que a doença produz de sentimentos e sensações nas vidas de cada um dos que participaram da pesquisa até então.

O objetivo é que isso traga uma percepção ampla e uma união ainda maior de todos em prol da melhoria do cuidado e da qualidade de vida das pessoas que apresentam alguma DII. 
A melhor forma de planejar o cuidado é aquela embasada no que ouvimos de vocês, pois assim conseguimos pensar no que é realmente necessário e significativo. 

Se você ainda não participou da pesquisa, clique no link abaixo: 
https://www3.fmb.unesp.br/questionarios/index.php/432445?lang=pt-BR

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