Nota Técnica do Ministério da Saúde nº 65 – Antecipação do intervalo para dose de reforço de vacinas contra a COVID-19 em pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos.
O GEDIIB vem através desta nota, informar que o Ministério da Saúde, a partir de 20 de dezembro de 2021, através do Programa Nacional de Imunizações adota a administração da 4ª dose da vacina contra COVID-19 para todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade e em alto grau de imunossupressão, e que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Esta dose de reforço deverá ser administrada a partir de 4 meses após a 3ª dose do esquema vacinal, independente do imunizante aplicado. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
Esta comunidade científica recomenda fortemente a atualização vacinal contra a Covid-19, uma vez que os esforços que vêm sendo realizados nos trazem evidências de um maior controle das formas graves dessa doença.
De acordo com a 12ª edição do PNO, entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos), em condições relacionadas às doenças inflamatórias intestinais:
I – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
II – Uso de drogas modificadoras da resposta imune: Azatioprina, Metotrexato, 6-mercaptopurina, biológicos em geral (Infliximabe, Adalimumabe, Certolizumabe pegol, Golimumabe, Ustequinumabe, Vedolizumabe) e Inibidores da JAK (Tofacitinibe)
III – Doenças intestinais inflamatórias.