3ª SEBRADII: GEDIIB apresenta 4 consensos médicos brasileiros, sendo 2 inéditos

A 3ª SEBRADII, entre palestras e simpósios de extrema importância a nível internacional, foi palco de um importante marco histórico para o GEDIIB e para o Brasil, quando o assunto é consenso médico brasileiro para Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Nesta sexta-feira (26), os compilados de dados e diretrizes feitos pela Comissão Científica, – composta pelos doutores Rogério Saad-Hossne, Marcelo Imbrizi e Júlio Baima -, (que já passaram por três votações: duas online e uma presencial, na cidade de Guarulhos/SP), foram apresentados no evento.

O correspondente dos consensos, dr. Marcello Imbrizi, informa que os quatro consensos passaram por um processo de revisão, extração de dados, formulação e votação das recomendações por mais de 30 médicos de quase todos os estados brasileiros. Os textos têm o objetivo de orientar condutas mas também são educacionais, capazes de aumentar o entendimento das DIIs.

“Ainda não tem uma data definida, mas esses consensos brasileiros vão ser publicados na revista indexada Arquivos de Gastroenterologia, uma das mais renomadas no País. Esses consensos foram elaborados para a realidade brasileira, a fim de auxiliar desde o médico especialista, passando pelo médico que está em formação, até aquele profissional gastro ou coloproctologista, que atuam de forma mais generalista, em cidades do Interior, longe de centros de referência. Centros de referência não são uma realidade em todas as microrregiões do Brasil, então, muitos médicos precisam agir sob uma gama de doenças, então é difícil eles serem especialistas focados em Doença Inflamatória Intestinal, por exemplo. Esse consenso é educacional, ele não só diz condutas, ele ensina como interpretar cada um dos aspectos das DIIs”.

A apresentação trouxe emoção, alegria e uma calorosa salva de palmas de centenas de participantes. Dr. Rogério Saad-Hossne, presidente do GEDIIB, reforçou o empenho de todos que se dedicaram arduamente para que esses consensos fossem concluídos, em um período de 2 anos (um total de 93 participantes).

O que traz os consensos?

O manuscrito dos quatro consensos contextualiza todas as redomendações com os principais dados publicados, referentes ao tratamento das DIIs nos últimos cinco anos.

Compartilhe nas Redes: