Restrição alimentar é uma prática comumente relatada entre os indivíduos com doença inflamatória intestinal (DII), sendo observada em até 76% dos casos. Dentre os principais alimentos referidos destaca-se a redução no consumo de vegetais, como frutas, verduras e legumes, na tentativa de controle dos sintomas gastrointestinais.
As atuais evidências não são claras em afirmar qualquer tipo de associação entre o consumo de vegetais e piora clínica das DII. Portanto, recomenda-se manter uma alimentação saudável, variada e equilibrada, com ingestão adequada de nutrientes, a fim de promover um bom estado de saúde e prevenção de deficiências nutricionais. Nesse contexto, destaca-se o importante papel das frutas, verduras e legumes, considerados excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras, além de compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória. Não é por acaso que a palavra vegetal é originada do verbo latino vegere, que significa revigorar, reavivar!
Por outro lado, em alguns casos específicos (doença de Crohn estenosante, pós-operatório imediato de algumas cirurgias e diarreia) pode ser necessária a redução/exclusão da ingestão de alguns tipos de vegetais, especialmente àqueles ricos em fibras insolúveis (sementes, cascas, talos, folhosos). Na maioria das vezes essa orientação é por tempo determinado, não sendo recomendada a manutenção da restrição por longo período de tempo. Vale destacar, que a prática de restrição alimentar desnecessária apresenta sérios riscos de piora clínica e nutricional dos indivíduos com DII, afetando, consequentemente seu estado de saúde e, por fim, sua qualidade de vida.
Referências Bibliográficas:
Zallot C et al. Dietary Beliefs and Behavior Among Inflammatory Bowel Disease Patients. Inflamm Bowel Dis 2012; 19 (1): 66-72.
Triggs CM et al. Dietary factors in chronic inflammation: Food tolerances and intolerances of a New Zealand Caucasian Crohn’s disease population. Mutat Res 2010; 690 (1-2): 123- 38.
Crohn’s & Colitis UK. Food Your Guide. Edition 8, 2019. Disponível em: http://s3-eu-west-1.amazonaws.com/files.crohnsandcolitis.org.uk/Publications/Food.pdf.
Mirella Brasil Lopes
CRN5 3573
Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de residência
Mestre em Medicina e Saúde
Membro da área de nutrição GEDIIB