1.Vacinas pneumocócicas conjugadas VPC10 ou VPC13, esta última é preferível. Menores de um ano de idade – 3 doses VCP13 e um reforço acima de um ano. Entre um e dois anos de idade – 2 doses VCP13 com intervalo de 2 meses. Acima de dois anos de idade – dose única para VCP13 valente.
2. Vacina pneumocócica 23V (VPP23). Aplicar após 2 meses (intervalo mínimo) da VPC13, repetir após 5 anos, se ainda em imunossupressão.
3. Influenza (gripe)– Dose anual.
4. Tríplice bacteriana (DTPa infantil/dTpa adulto-). Após esquema básico no lactente e reforços aos 15/18 meses e 4/5 anos não é necessária dose adicional. Lembrar que se deve aplicar reforço a cada 10 anos da dTpa (tríplice acelular de adulto) ou se não for possível, fazer a DTP ou dT (Unidade Básica de Saúde), se houverem passados 5 anos da última dose, em situação de risco – (ex: surto coqueluche) – refazer a vacina
5. Haemophilus influenzae B. Para menores de um ano, ver esquema básico de vacinação SBIm Criança. A partir de 1 ano, adolescentes e adultos: dose única. Para imunodeprimidos duas doses com intervalo de dois meses. Pode ser aplicada em qualquer momento.
6. Hepatite A. Duas doses: 0 – 6 meses. Se IgG positivo – não é necessário imunizar.
7. Hepatite B. Quatro doses: 0 – 1 – 2 – 6 meses, com o dobro da dose recomendada para a faixa etária. Necessário solicitar a sorologia para hepatite B um a dois meses após a quarta dose. Considera-se imunizado se anti-HBs = ou >10 UI/mL. Se sorologia negativa, repetir o esquema vacinal de quatro doses dobradas.
8. Meningocócicas conjugadas (MenC ou MenACWY). A partir de 1 ano, não vacinados: duas doses com intervalo de dois meses. Uma dose de reforço a cada cinco anos se persistir imunossupressão.
9. Meningocóccica B. Pode ser feita a partir de 3 meses de idade – esquema de 2 doses, com intervalo de dois meses. Adolescentes e adultos: duas doses com intervalo de um mês.
10. HPV – Papilomavírus humano. Recomendada para imunossuprimidos (HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos – só para esses grupos, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações) na faixa etária entre 9 a 27 anos (rede pública) e até 45 anos (rede privada, com prescrição).
OBS: Proibidas vacinas de vírus ativos
Profa.Dra. Elizete Aparecida Lomazi
MD/PhD Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente
Departamento de Pediatria
Faculdade de Ciencias Médicas/UNICAMP
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1026340527527983