Mantenha-se hidratado

Um dos sintomas da DII é a diarreia, aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou liquidas. A diarreia é caracterizada por episódios sucessivos e contínuos de evacuação excessiva com grande perda de líquido e sais minerais. Caso o indivíduo não reponha a água que foi eliminada, poderá sofrer desidratação. Quando isso acontece, o organismo pode ter dificuldades para realizar suas funções normais.

A desidratação e a perda de sais minerais geram uma sensação de fraqueza, dores pelo corpo, falta de atenção entre outros sintomas. 

Por estas razões, pessoas com DII devem ingerir líquidos em quantidades adequadas, principalmente nos climas e estações mais quentes, em que a perda de sais minerais (sódio, potássio etc.) e água através da pele pode ser alta. 

Como ingerir mais líquidos?

A ingestão frequente de água, sucos, chás naturais (camomila, erva-doce, capim cidreira, hortelã e maçã) é a melhor maneira de evitar a desidratação. Opte por consumir pequenos copos ao longo do dia e não beba uma grande quantidade de uma vez, para não ter náuseas e enjoos. Isso pode levar a vômitos e à perda de mais líquido.

Para saber a necessidade diária ideal faça um cálculo simples: Peso x 30ml = quantidade de ingestão hídrica necessária, ou seja, 70kg x 30ml = 2,100 litros

Dicas sobre hidratação:

1: Procure deixar uma garrafa com água em locais bem visíveis, como na mesa do trabalho, na mochila, no carro e até mesmo no criado-mudo.

2: Adicione um alarme no relógio ou no celular para lembrar que está na hora de se hidratar.

3: Para não enjoar, você pode deixar algumas frutas na água – rodelas de laranja, morangos, limões ou o que gostar – e deixar a água saborizada. Fica uma delícia e saudável.

Patrícia Pimentel do Nascimento
Nutricionista clínica e esportiva
CRN1 5655
Membro da área de Nutrição GEDIIB

Compartilhe nas Redes: