Você provavelmente encontrará ajuda se estiver disposto a construir uma boa relação com o médico e a equipe multidisciplinar. Enfermeiras especialistas em DII podem ser realmente solidárias. Seja aberto e franco sobre os sintomas da doença e como eles te afetam emocionalmente e também fisicamente, assim será mais fácil para o seu médico e sua enfermeira terem certeza de que você terá o tratamento correto e também farão você se sentir mais confiante sobre o manejo da sua doença.
Algumas pessoas com DII se sentem constrangidas e envergonhadas quando conversam sobre os sintomas da doença, mas lembre-se de que os profissionais de saúde estão acostumados a lidar com isso e a discutir todas as condutas em relação ao tratamento da DII.
Ter uma doença crônica como a DII pode as vezes ter sério impacto no bem-estar emocional e algumas pessoas encontram ajuda conversando com os membros da equipe como a psicóloga e a enfermeira. Você pode solicitar de seu médico mais informações sobre a equipe multidisciplinar disponível no serviço onde faz o acompanhamento da doença.
Esse grupo multidisciplinar pode:
- Ajudar você e sua família a entenderem mais sobre a DII, o diagnóstico e as opções de tratamento;
- Fornecer informações úteis e confiáveis para você viver bem com sua doença.
Siga-nos nas redes sociais!