Não se defina como a garota que tem DII ou o garoto que tem DII. Você é muito mais que isso.
A melhor forma de lidar com a doença é aceitá-la e não negar sua existência; ou pior, pensar que sua vida acabou por causa da DII.
Comprometa-se em fazer o que tiver que fazer, cuide da sua saúde e leve uma vida normal.
Você acha que não pode namorar por que tem DII?
Mas é claro que pode! Ser portador de uma doença crônica não significa você não pode ter uma vida social. Diga à sua namorada ou ao seu namorado que você talvez precise ir mais vezes ao banheiro. Se você achar que deve entrar em mais detalhes, é com você.
É muito bom também conversar com outros adolescentes que são portadores da DII. Você verá que não está sozinho. Você vai aprender também como os outros lidam com a doença e que estratégias eles usam para se sentir melhor e fazer suas vidas mais fáceis.
Uma outra opção é se juntar a um grupo de apoio na sua cidade, ou participar de um site de bate-papo na internet sobre DII.
Ajuda muito ouvir que mais pessoas estão passando pelas mesmas coisas que você.
Esperança para o futuro
Pesquisadores no mundo todo estão tentando encontrar a cura para a DII e, em consequência, houve grandes avanços nos últimos 10 anos. Há muitas razões para se manter o otimismo e a esperança.
Novas opções de tratamento surgem a todo momento e, quando você chegar à idade adulta, é possível que a cura para a DII já tenha sido encontrada.
Mas enquanto isso não acontece, o melhor que você tem a fazer é cuidar da sua saúde da melhor forma possível.