Quando as crianças e adolescentes desenvolvem DII, elas têm os mesmos sintomas que os adultos. Mas há uma importante diferença: os adultos já atingiram o seu pico de crescimento. Se não tiverem os nutrientes necessários, eles, no máximo, poderão perder peso.
Já os adolescentes portadores de DII tendem a comer menos por causa da dor que sentem durante as crises. Além disso, os nutrientes dos alimentos não são completamente absorvidos. Finalmente, a medicação também pode interferir no crescimento normal.
Isso tudo significa que o adolescente pode ter a sua taxa de crescimento reduzida por um período. Além de parecerem mais baixos que os outros adolescentes, eles parecem mais jovens também.
Se um garoto de 14 anos tiver a aparência de um menino de 10 anos, isso pode afetar muito a sua autoestima, e pode ser mais difícil de lidar do que as dores estomacais e os outros sintomas da DII.
Além disso, a DII tende a afetar os adolescentes exatamente no período de crescimento mais rápido. Enquanto os adolescentes podem crescer vários centímetros por ano, os adolescentes portadores de DII podem se sentir mal, por terem seu processo de crescimento menos acelerado.
A boa notícia, porém, é que com uma nutrição adequada e medicação, os adolescentes com DII eventualmente atingem a altura média esperada para a idade adulta.
O médico deverá trabalhar junto com você para que o seu crescimento seja prioridade. Enquanto isso, não deixe que, por exemplo, a estatura mais baixa seja um obstáculo para que você se sinta bem no meio dos seus amigos.
Todo adolescente tem pelo menos uma coisa de que não gosta em sua aparência.
Juntamente com a desaceleração do crescimento, é possível que o adolescente portador de DII demore um pouco mais a entrar na puberdade. Porém nem todos demoram para entrar na puberdade.