Infecções e muitos outros problemas relacionados à sua saúde podem ser confundidos com a DII, por isso é importante que você e o seu médico tenham certeza do diagnóstico.
Quando você procurou o médico, ele provavelmente perguntou sobre o histórico médico da sua família. Essa é uma pergunta frequente, pois a DII é uma doença hereditária.
Outro procedimento comum é que o médico peça exames de sangue. Os exames de sangue podem detectar a presença de inflamação ou infecção no corpo ou anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos no sangue).
O próximo passo é um exame de fezes, para detectar sangramento.Além do seu médico, é importante consultar-se com um gastroenterologista- médico especializado em doenças do aparelho digestivo, como a DII.
O gastroenterologista pode fazer um exame chamado colonoscopia, que é simplesmente a verificação ou visualização do cólon para detectar sangramento, úlceras ou outro nas paredes do cólon. Este exame consiste em inserir um tubo fino, chamado endoscópio, pelo ânus.
O endoscópio, na verdade, é um tipo especial de vídeo câmera, ligada a um monitor de tv. Durante este procedimento, o médico pode remover um pequeno pedaço da parede intestino. Este procedimento é chamado de biópsia.
A parte removida é levada ao laboratório para análise mais detalhada.O paciente recebe um sedativo para que não sofra dor ou desconforto durante o procedimento.O gastroenterologista também pode fazer outro exame com o endoscópio. Desta vez, o tubo entra pela boca e desce pelo esôfago (tubo que conecta a boca ao estômago). Este teste é chamado endoscopia superior. Seu propósito é visualizar o esôfago, estômago e o intestino superior, para detectar sangue nas fezes, úlceras ou inflamação em qualquer um destes órgãos.
Outro exame é chamado de estudo de bário ou raio-x de bário, ou série GI. Para que esse procedimento aconteça, o paciente ingere um líquido grosso e leitoso chamado bário. Uma série de raios-x é tirada à medida que o bário se move pelo organismo. Cada pessoa tem reações diferentes e o tempo varia. O bário mostra um contraste branco nos raio-x, proporcionando ao médico uma boa visualização dos intestinos.
O portador de DII deve fazer exames de sangue regularmente, para ter certeza de que está ingerindo todos os nutrientes necessários. O médico também avalia, através do exame de sangue, se a medicação está sendo eficaz. Outros exames serão feitos repetidas vezes, para observar o progresso da doença.
Converse com o seu médico sobre os exames que você precisará fazer.
Leia mais: