As complicações da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa (chamadas em conjunto de Doença Inflamatória Intestinal ou DII) são geralmente classificadas como locais ou sistêmicas.
O termo local se refere a complicações que envolvem o próprio trato intestinal, enquanto o termo sistêmico (ou extraintestinal) se refere a complicações que envolvem outros órgãos ou que afetam o paciente como um todo.
Algumas complicações intestinais da DII ocorrem tanto na Retocolite Ulcerativa quanto na Doença de Crohn, embora elas possam ocorrer mais frequentemente em uma do que em outra.
Nem todos os pacientes portadores de DII sofrerão estas complicações. No entanto, um diagnóstico precoce – e um tratamento imediato são fundamentais.
As complicações intestinais da DII tendem a ocorrer quando a inflamação intestinal:
– É grave
– Estende-se para além do revestimento interno (mucosa) dos intestinos;
– Está presente em várias áreas do trato gastrointestinal;
– É crônica (ou de longa duração).
Você sabia?
Embora o pico de maior ocorrência das duas doenças (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa) esteja entre os 10 e os 40 anos de idade, elas têm sido relatadas em todas as décadas de vida.
Não se sabe com certeza a causa dessas doenças mas, de qualquer forma, parece haver uma provável base hereditária e um componente ambiental.
Fatores familiares ou genéticos, infecciosos, imunológicos e psicológicos podem estar ligados ao surgimento dos sintomas.