Aproximadamente um terço dos pacientes com Doença de Crohn do Intestino Delgado desenvolvem um estreitamento marcado do baixo Intestino Delgado, o íleo.
Para alguns desses pacientes, uma dieta de baixa-fibra com baixo resíduo ou uma dieta especial de líquidos pode ser benéfica para redução da dor abdominal e outros sintomas.Esta dieta minimiza o consumo de alimentos que acrescentem resíduos ao material fecal. Tais resíduos incluem frutas e legumes crus, sementes, castanhas e milho.A ajuda de um nutricionista, associada a um programa de tratamento de DII pode ajudar na elaboração de uma dieta dessa natureza, quando apropriado. Frequentemente estes ajustes de dieta são temporários; o paciente os segue até que a inflamação que causou o estreitamento responda ao tratamento médico ou ao procedimento corretivo cirúrgico.Importante: Não imponha muitas restrições à sua alimentação. Isto limita a variedade na dieta e faz com que uma dieta equilibrada seja mais difícil de alcançar.
Os pacientes portadores de DII absorvem os alimentos normalmente?
A maior parte do tempo, sim. Pacientes que tenham inflamação apenas no Intestino Delgado absorvem os alimentos normalmente.
As pessoas portadoras da Doença de Crohn podem ter problemas com a digestão se a doença tiver afetado o Intestino Delgado. Eles podem comer o suficiente, mas a comida pode não ser absorvida adequadamente. De fato, algumas pessoas com a Doença de Crohn não absorvem carboidratos de forma adequada.
Elas podem sofrer estufamento abdominal, formação de gases e diarreia, bem como a perda de importantes nutrientes. A absorção inadequada da gordura é outro problema relacionado à essa doença, particularmente os que sofreram ressecção do íleo.
O grau de dificuldade na digestão depende do quanto o Intestino Delgado está afetado pela doença ou se alguma parte dele for retirada durante a cirurgia.
Se apenas parte do íleo (30-60 cm) estiver inflamada, a absorção de todos os nutrientes, exceto a vitamina B-12, será provavelmente normal.
Se a parte do íleo afetada for maior, a dificuldade de absorção da gordura será mais significante.
Se a parte superior do Intestino Delgado estiver também inflamada, então o grau de dificuldade de absorção no caso da Doença de Crohn será maior, e haverá provavelmente deficiência de absorção de muitos nutrientes, minerais e mais vitaminas.
Algumas das terapias da DII, especialmente a sulfassalazina, causam interferência na absorção do ácido fólico. Por esta razão, deve ser ingerido em forma de suplemento.
Dica Importante: