Mutirão de exames de colonoscopia para detecção de Doença Inflamatória Intestinal acontecerão a partir de agosto em cidades espalhadas pelo Brasil

Com o objetivo de identificar casos ainda não diagnosticados e não confirmados de Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn, o GEDIIB, em parceria com diversas clínicas e hospitais promoverá a partir de 6 de agosto, triagens e encaminhamentos para exames de Calprotectina em pacientes com idade entre 16 e 63 anos que apresentarem sintomas como diarreia recorrente com muco e sangue, cólicas e dores abdominais, náuseas e vômito, perda ponderal de peso.

Pessoas que atenderem aos critérios, serão submetidos ao exame de calprotectina após o qual poderão ser encaminhados para a colonoscopia que será realizado durante o Mutirão de Prevenção de Doença Inflamatória Intestinal. As triagens prévias serão realizadas pelas equipes de cada localidade e já foram iniciadas. Confira o calendário abaixo.

A ação pretende mais de 100 exames de colonoscopia, visando otimizar a detecção e o diagnóstico definitivo das doenças inflamatórias intestinais. Tais doenças, (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn), causam inflamação crônica dos intestinos delgado e grosso. Ainda sem causa conhecida, as doenças inflamatórias intestinais não possuem cura, mas quando detectadas em sua fase inicial (com menos de 2 anos do surgimento dos sintomas) é possível, pelo tratamento adequado diminuir as chances de progressão da doença.

Sobre a colonoscopia

O exame permite visibilizar o interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado) por meio de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo. O exame é realizado sob sedação, não havendo nenhum desconforto ao paciente.

Compartilhe nas Redes: