A Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB) realizou no último dia 20 de setembro de 2024, no Auditório do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, o 5º Fórum Regional de Acesso, Incorporação e Assistência Farmacêutica
O evento reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC), Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SES-ES), da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e membros do GEDIIB, proporcionando um espaço de diálogo crucial sobre os desafios e avanços no tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).
Destaques do Evento
Abertura e Apresentações:
Dra. Adalberta Lima Martins, coordenadora da Comissão de Medicamentos e Acesso, realizou a apresentação institucional do GEDIIB.
Dra. Munique Kurtz abordou os “Desafios da Assistência Médica na DII”, destacando o aumento de 30% na prevalência em três anos e questões complexas como infusões de medicamentos e dificuldades com terapias convencionais e avançadas.
Para falar sobre Assistência Farmacêutica, a convidada foi Lia Quaresma, da DIAF, que apresentou a estrutura da assistência farmacêutica em Santa Catarina, incluindo o fluxo de solicitação de medicamentos e indicadores de atendimento.
Maria Teresa Agostini, Diretora da DIAF, discutiu propostas para centros de infusão e esclareceu questões sobre novos medicamentos e demandas judiciais.
Desafios e Soluções:
Foram abordados temas como desabastecimento de medicamentos, aquisição de fármacos e a necessidade de notificação de problemas à ANVISA.
Também houve a discussão sobre a incorporação de novos medicamentos, como a mesalazina em sachê, e os processos necessários para sua disponibilização.
Após as apresentações, foi realizada uma mesa redonda onde os participantes do Fórum puderam fazer sugestões que incluíram a criação de uma cartilha sobre armazenamento e cuidados com terapias biológicas, e uma campanha com vídeos tutoriais sobre o preenchimento do VIGIMED.
O fórum evidenciou a importância da colaboração entre a assistência médica e farmacêutica para melhorar o atendimento aos pacientes com DII. O GEDIIB reafirma seu compromisso em trabalhar junto às autoridades de saúde para superar os desafios identificados e promover avanços no tratamento das DII no Brasil.
A Comissão de Medicamentos e Acesso do GEDIIB, resumiu o encontro como fundamental para alinhamento de estratégias e melhor entendimento dos processos e desafios de cada setor. E avaliam o resultado satisfatória com propostas concretas que, se implementadas, podem significar uma melhoria substancial no cuidado aos pacientes com DII.
O GEDIIB continuará acompanhando de perto os desenvolvimentos discutidos no fórum, incluindo a questão levantada sobre o fornecimento prioritário de IFX para RCU. A organização se compromete a trabalhar em iniciativas educacionais e de advocacy para promover melhorias contínuas no acesso e qualidade do tratamento das DII, garantindo que medicamentos essenciais como o Infliximabe permaneçam prioritários e acessíveis aos pacientes que deles necessitam.