GEDIIB participa da 1ª Jornada de Estomaterapia do Hospital Sírio Libanês

O evento reuniu cerca de 140 participantes, entre eles, enfermeiros, enfermeiros especialistas, técnicos de enfermagem e estudantes

A estomaterapia tem sido uma das frentes mais importantes no tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), e foi tema, recentemente, de um importante evento promovido pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que é referência em todo o País. A 1ª Jornada de Estomaterapia reuniu mais de 140 profissonais, e o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) esteve presente, representado pela enfermeira estomaterapeuta Sílvia Alves da Silva de Carvalho, sub-coordenadora da Comissão de Enfermagem.

Sílvia falou sobre a “Atenção ao paciente estomizado no SUS”, salientando a importância destes enfermeiros especializados, quanto ao tratamento adequado aos pacientes portadores de DII. “Fiquei muito feliz com o convite do Hospital Sírio Libanês. A estomaterapia, desde 1980, é uma especialidade exclusiva do enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária. O enfermeiro estomaterapeuta realiza o manejo de forma adequada em fístulas, estomas, feridas agudas e crônicas, o que contribui para a melhor recuperação no pós-operatório e necessidades do paciente com doenças inflamatorias, baseado em evidências”, destaca.

Evento reuniu mais de 140 participantes

O hospital

O Hospital Sírio Libanês é referência no País em corpo técnico e estrutura e, de acordo com Aline Ramalho, enfermeira estomaterapeuta e uma das coordenadoras da 1º Jornada de Estomaterapia do Hospital, o objetivo do evento foi justamente reunir profissionais para compartilhar práticas avançadas, promover a discussão de casos e aprimorar a prática clínica baseada em evidências. 

“Ficamos muito felizes em termos o GEDIIB como nosso parceiro neste evento. Entendemos que as DIIs são pouco exploradas em nosso País, e isso contribui para a difusão do conhecimento, o que a Sílvia trouxe muito bem, em sua apresentação, que também destacou os pacientes do SUS. Já temos a previsão de uma nova jornada para setembro de 2020”, finaliza Aline.

Sobre o GEDIIB

O GEDIIB é uma entidade médica sem fins lucrativos, com o objetivo de buscar, aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII). Fundado há 15 anos, o grupo segue ampliando sua atuação, sempre com o intuito de levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DII.

Comments are closed.