13 exames gratuitos de colonoscopia foram disponibilizados no Hospital de Base do Distrito Federal
O GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil) promoveu, no dia 25 de outubro, o 7º Mutirão da Doença Inflamatória Intestinal para pacientes triados do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro pela saúde foi realizado com o apoio do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHB-DF) e foi possível constatar a incidência de dois casos de Doença Inflamatória Intestinal (DII). Os pacientes já deram início ao tratamento.
De acordo com a médica Dra. Renata Filardi, gastroenterologista e coordenadora do mutirão em Brasília, o diagnóstico da doença só foi possível graças à disponibilização do exame de colonoscopia para os pacientes selecionados. “Esse exame é indispensável para identificarmos a doença. Graças ao mutirão, que contou com o apoio de muitos profissionais, conseguimos dar início ao tratamento nos casos constatados”, explica a médica.
Ao todo, foram oferecidos, de forma gratuita, 13 exames para pacientes triados. O levantamento foi feito por questionários e envolveu, inicialmente, 120 pacientes que responderam perguntas para checagem de sinais da Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Com base nas respostas, 30 pessoas foram selecionadas para exames de dosagem de calprotectina, que contribui para o diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais. Em 13 pacientes, o exame apresentou alterações e foram essas as pessoas submetidas à colonoscopia.
APOIO
Para o presidente do GEDIIB, Dr. Rogerio Saad-Hossne, a ação é fundamental para o diagnóstico mais preciso. “Ações como o mutirão, que é promovido pelo GEDIIB com o amplo apoio de parceiros, são importantes para que as pessoas acometidas pela doença possam ser diagnosticadas corretamente e iniciem rapidamente seu tratamento, o que contribui, consideravelmente, para a qualidade de vida desse paciente”, destaca o presidente. O mutirão em Brasília teve ainda o apoio dos médicos Dr. José Eduardo Trevizoli, chefe clínico do IHB-DF, e dos proctologistas, Dr. João Batista Tarja e Dr. Dannilo Silveira Brito.
Sobre o GEDIIB
O GEDIIB é uma entidade médica sem fins lucrativos, com o objetivo de buscar, aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII). Fundado há 15 anos, o grupo segue ampliando sua atuação, sempre com o intuito de levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DII.