Após reunião, nesta terça-feira, CONITEC aprova incorporação de citrato de tofacitinibe para a RCU
O Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) teve papel decisivo na aprovação da CONITEC para a Incorporação no Rol de medicamentos do SUS do citrato de tofacitinibe para o tratamento de retocolite ulcerativa (RCU) ativa moderada a grave em pacientes adultos com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerantes ao tratamento prévio com medicamentos sintéticos convencionais, após reunião realizada ontem.
O GEDIIB, representado pelo seu presidente Dr. Rogerio Saad-Hossne, apresentou ao colegiado a defesa para tal incorporação. A apresentação ressaltou a iniciativa do órgão e parabenizou a CONITEC pelo convite e pela oportunidade do GEDIIB em representar os médicos que atuam nas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), trazendo sua experiência e necessidades não atendidas dos seus pacientes. Da mesma forma, fez uma rápida apresentação institucional sobre o GEDIIB e do seu papel neste cenário da incorporação e tratamento das DII.
A defesa apresentada foi dividida em:
1) Considerações a respeito da RCU (impacto, tratamento, evolução e demandas não atendidas);
2) Detalhamento do citrato de tofacitinibe e suas principais características
3) Justificativa para sua aprovação.
Após a apresentação houve uma sessão de questionamentos por parte da CONITEC que foram respondidos tanto pelo Dr Rogério, como pelos Drs. Francisco Penna e Adalberta Martins (membros da Comissão de Medicamentos e Acesso).
Após explanação, apresentação e defesa fundamentada por estudos, posicionamentos e ponderações práticas relevantes, o item foi avaliado e já no período da noite de ontem recebeu a recomendação final como aprovado, sendo então recomendando a incorporação do citrato de tofacitinibe para o tratamento de RCU.
Após publicação do parecer final da CONITEC, Dr Rogério agradeceu a contribuição de todo Grupo Administrativo do GEDIIB, em especial a Comissão de Medicamentos e Acesso, e afirmou que: “Os maiores e verdadeiros beneficiados foram os nossos pacientes. Também é preciso agradecer e parabenizar a Comissão de Medicamentos e Acesso que atuaram brilhantemente em todo o processo, desde a elaboração prévia da contribuição junto com os demais membros da referida comissão, como hoje durante a arguição. Um excelente e belo trabalho em equipe.”
Médicos e pacientes contam agora com mais uma opção de tratamento para RCU, sendo esta uma droga com diferente mecanismo de ação das demais já aprovadas pela CONITEC (Anti TNF e Anti integrina), com toda as suas características e benefícios que a diferenciam destes medicamentos já aprovados.
“Sinto-me honrado por contribuir, junto com todos os membros das comissões do GEDIIB, com a história da DII no Brasil e podermos juntos melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes! Agradeço a todos que participam deste momento, em meu nome e de toda a diretoria, nosso muito obrigado.”, finaliza Dr Rogerio.
gediib #orgulhodesergediib #conitec