Atualização: Principais recomendações para tratamento e procedimentos endoscópicos em pacientes com DII durante a pandemia da COVID-19, baseado em opinião de experts

Considerando a dinâmica da pandemia de COVID-19 e o rápido acúmulo de novas informações oriundas de opiniões de experts em doenças infecciosas e gastrointestinais a respeito da possível relação bidirecional entre as drogas utilizadas no tratamento da DII e a infecção pelo vírus 2019-nCov, apresentamos abaixo um sumário a respeito de aspectos terapêuticos da DII no contexto da atual pandemia.
Atualização: 23/03/2020

Observações:

  1. A manutenção do tratamento direcionado à DII é recomendada porque pode evitar recorrências ou complicações da doença com a consequente necessidade de visitas a clínicas ou mesmo hospitalizações, o que tornaria o paciente mais exposto ao coronavírus nestes ambientes.
  • Em um paciente com DII em atividade moderada a grave, a decisão de iniciar terapia biológica, preferencialmente em monoterapia, ou de escalonar a dose de um biológico já em uso, deve ser cuidadosamente discutida em um processo de tomada de decisão compartilhada com o paciente, considerando os riscos da DII não controlada no contexto da pandemia da COVID-19.
  • Em caso de infecção suspeita pelo 2019-nCov o paciente deve contactar imediatamente seu médico. Neste contexto, provavelmente, é recomendado parar o uso de imunossupressores e postergar as infusões/injeções de biológicos até que haja resolução da infecção.
  • Em pacientes com doença de Crohn, os estudos mostram que a troca eletiva de infliximabe para adalimumabe pode levar a um aumento da taxa de perda de resposta, portanto, a troca para droga subcutânea deve ser restringida para centros onde a infusão endovenosa não estiver mais disponível. Em centros habilitados para agendar infusões, recomenda-se evitar aglomeração de pessoas e a adoção de cuidados de saneamento (por exemplo, limpeza das poltronas) entre cada infusão.

Referências:

  1. Mao R et al. Lancet Gastroenterology Hepatology, publicado online em 11 de março de 2020 em https://doi.org/10.1016/S2468-1253(20)30076-5.
  2. 1st Interview COVID-19 ECCO Taskforce, published March 13, 2020.
  3. 2nd Interview COVID-19 ECCO Taskforce, published March 20, 2020.

Compartilhe nas Redes: