O mês de maio tem uma temática muito importante dentre as cores da Saúde que enfatizam cuidados e prevenções, pois salienta a importância do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) com a cor roxa. Por isso, o mês MAIO ROXO (leia mais abaixo) foi escolhido para a realização do 3º Fórum de DII, promovido pelo GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil), que acontecerá no dia 4 de maio, em Brasília (DF). O Fórum tem como objetivo discutir e fomentar conhecimento com especialistas e reunir profissionais renomados do Brasil, bem como autoridades, nos campos público e privado, para discutir o olhar de acesso em tecnologias de saúde nas DII (Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa).
Embora ainda sejam consideradas como doenças raras, cuja prevalência deva ser menor que 65/100 mil habitantes, dados mais recentes demostraram o aumento do número de casos nos últimos anos, chegando a taxa de 100 pacientes/100 mil habitantes, com tendência ao aumento futuro. A consequência deste crescimento irá impactar direta ou indiretamente em todo o sistema público e privado de saúde do País, que, aliado às dificuldades atuais de acesso, impactarão na qualidade de vida dos pacientes.
Desta forma, o Fórum vem ao encontro desta demanda e das necessidades atuais e futuras das DIIs, com o intuito de fomentar ainda mais o assunto.
PROGRAMAÇÃO
O 3º Fórum de DII acontecerá no Centro de Convenções Brasil 21, no dia 4 de maio, a partir das 9h, e contará com a presença de autoridades, como representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e Estadual, Anvisa, ANS, Fiocruz/Biomanguinhos e debatedores renomados.
As mesas temáticas em divididas em:
CONITEC: Entendendo e Discutindo o Processo de Incorporação
Biossimilares: Cenário atual e perspectivas
Judicialização: Uma análise crítica
Incorporação na ANS: atualização, rito e impacto na tomada de decisão
Estas e todas as outras informações sobre o Fórum estarão disponíveis no site https://forumdii.com.br.
MAIO ROXO
Durante todo o mês de maio, o GEDIIB deflagará, por todo o País, a ampla campanha “Maio Roxo GEDIIB – Visibilidade DII”, que terá diversas ações focadas no diagnóstico precoce das DIIs. Cada uma das regionais do GEDIIB espalhadas pelo Brasil terá sua programação, que inclui: palestras, orientações e até mutirões de exames como colonoscopia e calprotectina, para a detecção das patologias além de conteúdos exclusivos para as redes sociais.
Confira algumas das ações da programação para o mês de maio:
04/05 – 3º Fórum de acesso, incorporação e assistência Farmacêutica em DII
05/05 – Mutirão DII – Hospital de Base de Brasília/DF
14/05 – Mutirão DII – Hospital Universitário Antônio Pedro/RJ
15/05 – Caminhada Maio Roxo – Parque da Cidade – Brasília/DF
28/05 – Mutirão DII – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
29/05 – Caminhada e Ação Conscientização – Praça Oswaldo Cruz (inicio da Paulista, próximo ao Shopping)
Comments are closed.