Mirella Brasil Lopes, Raquel Rocha, André Castro Lyra, Vanessa Rosa Oliveira, Fernanda Gomes Coqueiro, Naiade Silveira Almeida, Sandra Santos Valois and Genoile Oliveira Santana. Restriction of dairy products; a reality in inflammatory bowel disease patients. Nutr Hosp. 2014; 29:575-581.
Confira artigo original AQUI
Comentário:
Neste estudo transversal avaliamos o consumo alimentar de produtos lácteos e ingestão de cálcio dietético por meio do questionário de frequência alimentar quantitativo de 65 pacientes adultos/idosos ambulatoriais com doença inflamatória intestinal (DII) (21 pacientes com doença de Crohn e 44 com Retocolite ulcerativa). Dados demográficos, socioeconômicos, clínicos e dietéticos foram obtidos.
A maioria dos pacientes relatou algum tipo de mudança no consumo de produtos lácteos após o diagnóstico da doença, sendo que desses 64,7% reduziu a ingestão de leites e derivados. Na avaliação da ingestão atual a maioria dos pacientes com DII apresentou consumo inadequado de produtos lácteos (52%) e do cálcio dietético (91%) não havendo diferenças entre aqueles com doença de Crohn (DC) e Retocolite ulcerativa (RCU).
A frequência de sintomas gastrointestinais e atividade da doença foram maiores entre os pacientes que restringiram os produtos lácteos do que entre aqueles sem restrições. Entre os pacientes com RCU, a doença extensa foi mais comum nos pacientes que restringiram laticínios do que naqueles sem restrições.
Dessa forma, restringir produtos lácteos é comum entre os pacientes com DII, possivelmente devido à atividade da doença, a presença de sintomas gastrointestinais e extensão da doença.
Mirella Brasil Lopes – Nutricionista – CRN5 – 3573
Professora do Centro Universitário Jorge Amado.
Mestre em Medicina e Saúde / UFBA