Restriction of dairy products; a reality in inflammatory bowel disease patients

Mirella Brasil Lopes, Raquel Rocha, André Castro Lyra, Vanessa Rosa Oliveira, Fernanda Gomes Coqueiro, Naiade Silveira Almeida, Sandra Santos Valois and Genoile Oliveira Santana. Restriction of dairy products; a reality in inflammatory bowel disease patients. Nutr Hosp. 2014; 29:575-581.

Confira artigo original AQUI

Comentário:

Neste estudo transversal avaliamos o consumo alimentar de produtos lácteos e ingestão de cálcio dietético por meio do questionário de frequência alimentar quantitativo de 65 pacientes adultos/idosos ambulatoriais com doença inflamatória intestinal (DII) (21 pacientes com doença de Crohn e 44 com Retocolite ulcerativa). Dados demográficos, socioeconômicos, clínicos e dietéticos foram obtidos.

A maioria dos pacientes relatou algum tipo de mudança no consumo de produtos lácteos após o diagnóstico da doença, sendo que desses 64,7% reduziu a ingestão de leites e derivados. Na avaliação da ingestão atual a maioria dos pacientes com DII apresentou consumo inadequado de produtos lácteos (52%) e do cálcio dietético (91%) não havendo diferenças entre aqueles com doença de Crohn (DC) e Retocolite ulcerativa (RCU).

A frequência de sintomas gastrointestinais e atividade da doença foram maiores entre os pacientes que restringiram os produtos lácteos do que entre aqueles sem restrições. Entre os pacientes com RCU, a doença extensa foi mais comum nos pacientes que restringiram laticínios do que naqueles sem restrições.

Dessa forma, restringir produtos lácteos é comum entre os pacientes com DII, possivelmente devido à atividade da doença, a presença de sintomas gastrointestinais e extensão da doença.

Mirella Brasil Lopes – Nutricionista – CRN5 – 3573
Professora do Centro Universitário Jorge Amado.
Mestre em Medicina e Saúde / UFBA

Compartilhe nas Redes: