Para acessar o artigo original, CLIQUE AQUI
Comentário:
Ouvimos e falamos muito sobre o papel, e até mesmo audaciosamente sobre um poder, da nutrição na Doença Inflamatória Intestinal (DII). Mas temos a real dimensão disso? Uma questão que parece obvia trata da influência do estado nutricional, principalmente a desnutrição e recentemente acrescida à obesidade, na ocorrência de hospitalização em pacientes com DII. Contudo, pouco se estudou sobre o tema. Além das limitações de definição de estado nutricional, em que na maioria das vezes o índice de massa corporal (IMC) é o utilizado como único indicador.
Na avaliação da desnutrição como preditor de hospitalização relacionada à DII, identificada em dois estudos selecionados neste artigo, observamos que apesar de utilizarem uma definição mais completa de desnutrição, os desenhos metodológicos não foram os mais adequados (estudo transversal e coorte retrospectiva). Entretanto, os resultados de associação entre a desnutrição e hospitalização nos levam a acreditar que o estado nutricional comprometido contribui para maior chance de hospitalização relacionada a DII.
Quanto à obesidade, os resultados são contraditórios nos três estudos avaliados. Cada estudo encontrou um resultado diferente, desde o risco aumentado, menor risco e nenhuma associação com a hospitalização relacionada a DII. Permanecendo a representatividade da obesidade na DII uma incógnita.
Raquel Rocha – Nutricionista – CRN5 – 1286
Professora Departamento Ciência da Nutrição da Escola de Nutrição – Universidade Federal da Bahia.
Doutora em Medicina e Saúde / UFBA