Novos rumos do GEDIIB para a pesquisa em Doença Inflamatória Intestinal no Brasil

No dia 23 de julho de 2020 foi realizada reunião entre as Comissão de Pesquisa, Comissão de Estudos Multicêntricos e do Cadastro Nacional, gerenciada pelo Presidente do GEDIIB, Dr Rogerio Saad-Hossne, para traçar os novos rumos da pesquisa em Doença Inflamatória Intestinal no Brasil. Na reunião foram discutidos o momento atual da pesquisa em DII no Brasil, o andamento do Cadastro Nacional e dos estudos multicêntricos do GEDIIB.

O Cadastro Nacional está em fase de cadastramento dos centros e em breve o sistema será aberto para cadastro dos pacientes. Com relação aos estudos multicêntricos, atualmente a Comissão trabalha com dois estudos em andamento – “Uso de agentes Anti-TNF na Retocolite Ulcerativa (RCUI): um estudo multicêntrico observacional brasileiro” e “Terapia com inibidores do fator de Necrose Tumoral (Anti-TNF) na Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa na população pediátrica: um estudo observacional multicêntrico brasileiro”. O estudo sobre o uso de Anti-TNF na população adulta está em fase final de coleta de dados e em breve teremos os primeiros resultados. O estudo pediátrico está em fase de submissão do projeto ao Comitê de Ética e cadastramento dos novos centros de pesquisa. A Comissão estuda a possibilidade de um terceiro estudo multicêntrico a ser lançado ainda nesse ano de 2020.

Com relação aos estudos futuros, Dr Rogério e as comissões optaram por trabalhar e desenvolver estudos de curto, médio e longo prazo a serem coordenados pelo GEDIIB, em conjunto com os membros das comissões e associados, com experiência em pesquisa. Para tanto, serão identificados potenciais pesquisadores, interessados em coordenarem os futuros estudos, além da seleção de temas de relevância em DII, com o objetivo de fortalecer a pesquisa em DII no Brasil e dar maior agilidade aos estudos e as pesquisas do GEDIIB.

Compartilhe nas Redes: