No último dia 30 de abril o presidente do GEDIIB, Dr Rogerio Saad Hossne, reuniu-se por videoconferência com a Camila Francisca Tavares Chacarolli e Nayara Castelano Brito da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITIS).
A reunião, solicitada pelo GEDIIB, tinha como principais objetivos e pauta:
- A obtenção de informações esclarecimentos sobre a agenda de reuniões da CONITEC, frente a pandemia pelo Covid-19, em especial a pauta após a consulta publica para incorporação do tofacitinibe para o tratamento da RCU e a preocupação do GEDIIB de que a pauta fosse mantida.
- A importância da atualização do PDCT para tratamento da RCU, publicado em 01.04.2019, e o impacto da mesma para os pacientes portadores de DII, seja na incorporação da terapia biológica e ampliação e atualização das terapêuticas.
- A ratificação do posicionamento do GEDIIB, em conjunto com a Comissão de Medicamentos e Acesso, sobre a não incorporação dos medicamentos Golimumabe, Adalibumabe, Ustequinumabe, Tofacitinibe para tratamento da RCU.
- A data prevista para dispensação pelo SUS do Infliximabe e Vedolizumabe para o tratamento da RCU, após a atualização do PCDT
- A data prevista para discussão e atualização do PCDT para Doença de Crohn.
- Confirmar a participação da CONITEC no 1º Fórum de Acesso a Medicamentos durante a Semana Brasileira de Doença Inflamatória Intestinal (SEBRADII)
Nesse sentido, obtivemos a informação de que as reuniões já agendadas e os temas que já haviam sido pautados seriam efetivamente discutidos, porém, no momento, não havia a previsão da nova data reunião.
Houve o entendimento da importância salientada na reunião sobre o impacto da atualização do PCDT para RCU; quanto a agenda para dispensação da terapia biológica para RCU e a atualização do PCDT para DC as participantes ponderaram que naquele momento não tinham como informar oficialmente sobre estes questionamentos, porém houve o compromisso em responder de forma oficial os questionamentos na próxima semana.
“Creio que a reunião foi importante para a manutenção e o posicionamento do GEDIIB junto à CONITEC das demandas e necessidades médicas e dos pacientes portadores de DII. Este trabalho e atividade do GEDIIB frente as agências, órgãos reguladores e Ministério da Saúde tem que ser contínuo e pautado pela organização e elaboração das estratégias que temos adotado ao longo desta gestão, em especial com a atuação e dedicação da Comissão de Medicamentos e Acesso que tem feito um trabalho brilhante”, comentou Dr Rogério.