The globalization of inflammatory bowel disease: the incidence and prevalence of inflammatory bowel disease in Brazil.

Para acessar o artigo original, CLIQUE AQUI

Quaresma AB, et al. Curr Opin Gastroenterol. 2019

Esse artigo de revisão descritiva (não-sistemática) avalia os dados disponíveis de incidência e prevalência de Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU) no Brasil, analisando os quatro únicos trabalhos sobre o assunto, publicados entre 2009 até 2018. São eles: os estudos de Victoria et al de 2009, Parente et al. de 2015, Lima-Martins et al. e Gasparini et al., ambos de 2018.

Apesar da grande heterogeneidade existente no Brasil, fica claro que a incidência e prevalência das doenças inflamatórias intestinais (DII) está aumentando em todo o país, e mesmo em zonas antes consideradas como doenças raras, como o Piauí, uma das regiões menos desenvolvidas do país, o número de diagnósticos cresce a cada dia. Este crescimento é maior em zonas urbanas mais desenvolvidas, chegando a taxas de incidência e prevalência semelhantes a muitos países europeus na região sudeste, em estados como São Paulo, o mais desenvolvido do país.

Este estudo concluí que a incidência e prevalência das DII está aumentando em todo o Brasil, assim como ocorre em outros países em desenvolvimento ao redor do mundo. Se isso reflete um aumento do número de casos, um diagnóstico mais preciso, ou ambos, isso ainda precisa ser melhor estudado.

Apesar da importância do tema existe escassez de dados fidedignos e de trabalhos populacionais realizados sobre o tema no país, o que impede uma correta compreensão do problema. Existe grande necessidade de encorajar mais estudos em diferentes regiões, com metodologia mais apurada, para termos dados realmente confiáveis e representativos do Brasil.

Compartilhe nas Redes: