O GEDIIB, representado pelo Dr. Rogério Saad (presidente), juntamente com os Dr. Rogério Parra e Dra Bianca Schiavetti (coordenadores da estadual de São Paulo), participou, no dia 04 de novembro de 2019, da reunião com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP).
O objetivo principal deste encontro foi apresentar à SES-SP o Curso de Capacitação para Médicos da Rede Básica de Saúde e falar sobre a Judicialização dos medicamentos não contemplados pelo PCDT / SUS.
O GEDIIB destacou à SES-SP números referentes à incidência e prevalência das doenças inflamatórias intestinais (DII) no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo. Dados mostram que a DII tem incidência crescente e prevalência comparável a países como Estados Unidos, Canadá e Europa, o que faz com que a abordagem destas doenças seja uma prioridade dentro de políticas de saúde pública.
Incorporação de medicamentos
Neste encontro, a SES-SP solicitou ainda um Parecer Técnico Científico (PTC) para a incorporação dos medicamentos (biológicos) não contemplados no PCDT/SUS, tais como Vedolizumabe e Ustequinumabe (na doença de Crohn) e Tofacitinibe e Ustequinumabe (na retocolite ulcerativa).
Neste PTC, devem estar incluídos os seguintes tópicos referentes às DIIs:
- Dados de incidência e prevalência da DII no Estado de São Paulo e no Brasil;
- Qual o impacto destas doenças, do ponto de vista de saúde pública;
- Descrever tratamentos atuais contemplados pelo SUS;
- Formalizar a proposta de incorporação dos medicamentos não contemplados no PCDT;
- Descrever as evidências científicas que reforçam o uso dos medicamentos não padronizados na falha ao tratamento que é contemplado;
- Apresentar dados de fármaco-economia (estudo de avaliação econômica);
- Apresentar dados de segurança dos novos medicamentos.
A SES-SP destacou ainda que pretende criar Centros de Referência para avaliação destes pacientes acometidos, que chegam com a prescrição de medicamentos não padronizados pelo SUS e foi aventada a proposta inicial da criação de cinco centros, a depender da aprovação em cada instituição. São elas: HCFMUSP-SP, HCFMRP-USP UNICAMP e UNESP Botucatu.
Capacitação para a Rede Básica de Saúde
Com relação aos cursos de capacitação da rede básica de saúde, a SES-SP irá encaminhar para as DRS o Ofício do GEDIIB para a inclusão no calendário de 2020 destes cursos junto as prefeituras de algumas cidades no Estado de São Paulo. O objetivo deste curso é capacitar médicos clínicos gerais, médicos de família e profissionais da saúde básica sobre o que é DII, visando diagnóstico precoce, tratamento adequado e garantindo acompanhamento especializado e multidisciplinar.
Ressalta-se que a equipe médica e os profissionais da saúde envolvidos já fazem parte do quadro de funcionários da prefeitura e desta forma não haverá custos para a SES-SP nem para as prefeituras, apenas sendo necessário um auditório para ministrar as palestras. Os custos com aulas e descolamentos dos palestrantes será custeado pelo GEDIIB.