GEDIIB participa do evento “Cenários e Perspectivas da Política de Medicação do SUS”

O evento, promovido pela BiblioFarma, reuniu dezenas de profissionais, em São Paulo

Discutir propostas para a rede pública de saúde, este foi o principal intuito do evento “”Cenários e Perspectivas da Política de Medicação do SUS”, promovido pela BiblioFarma, onde o GEDIIB esteve representado pela doutora Adalberta L. Martins. O fórum de debates, aberto à área da saúde, foi criado para abordar o acesso de medicamentos, com foco nos biossimilares.

O encontro, que ocorreu em São Paulo, reuniu dezenas de profissionais, que discutiram diversas temáticas, divididas em painéis: “Biofármacos e Biossimilares: como garantir a segurança do paciente”, “Estruturação da Assistência Farmacêutica no SUS e os desafios da Oncologia” e “A Incorporação de novas tecnologias no SUS: as Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFTs) e as demandas sociais”.

Preocupação

“Nossa preocupação é a possibilidade de trocas repetitivas, com moléculas similares, sem saber o que pode gerar no futuro, podendo resultar em um efeito rebote, até mesmo para o Sistema de Saúde. A escolha do medicamento já é difícil, pois a doença tem fenótipos (leve a grave) e genótipos diferentes. Uma troca sem embasamentos, ainda que forçada pelo Sistema de Saúde, pode prejudicar um tratamento já com bom resultado, em andamento avançado”, aponta doutora Adalberta.

Outro ponto de destaque do encontro, foi a fala do doutor Vitor Hugo Travassos, um dos fundadores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que apontou ainda as deficiências e limitações existentes no Sistema de Saúde. “O evento foi excelente, principalmente no sentido de fortalecer nossa interação com a assistência farmacêutica”, finaliza Adalberta.

Compartilhe nas Redes: