Por Adriana N S Catapani
O 5º PIBD ocorreu em Budapeste, de 11 a 14 setembro de 2019. Participaram cerca de 400 gastropediatras, nutricionistas e enfermeiras de todo mundo, somente para discutir DII pediátrica, suas dificuldades e atualizações. A comissão de gastroediatria do GEDIIB participou com a Dra Vera Sdepanian, Dra Maraci Rodrigues, Dra Jane Oba e eu.
Todos os temas muito interessantes, mas destaco aqui, nova opção na gastropediatria: 13/09/19 Simpósio Satélite: Dieta de Exclusão na Doença de Crohn para indução da remissão. Aula ministrada pela nutricionista Rotem Sigall Boneh, RD, Clinical and research dietian Wolfson Medical Center, Holon, Israel.
Boneh explica em sua apresentação que a dieta de exclusão na Doença de Crohn (DCED) associada a nutrição enteral parcial (PEN) também induz a remissão com diminuição da atividade inflamatória da mucosa intestinal em adultos e crianças, inclusive em pacientes com falha de terapia a biológicos, com maior aderência do que Nutrição Enteral Exclusiva (NEE). Apresentou 2 trabalhos de seu grupo de estudos da Universidade de Israel.
CONCLUSÃO: CDEC parece ser efetiva no tratamento da DC ativa em adultos e crianças.
Recomendo a leitura dos artigos:
. Sigall-Boneh et al. Inflamm Bowel Dis.2014;0:1-8.
. Sigall-Boneh et al. JCC.2017:1205-1212.
.