GEDIIB junta-se as Sociedades de Reumatologia e Dermatologia e envia manifestação ao Ministério da Saúde sobre a falta do adalimumabe.

Nas últimas semanas, recebemos queixas sobre a falta do medicamento adalimumabe 40mg em 14 estados (Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Sergipe). Fomos informados que o pregão resultou em “desertos” (ausência de inscritos) o que prevê uma piora no abastecimento desses estados.

O Ministério da Saúde não possui dados atualizados sobre o estoque de adalimumabe. No entanto, os fornecedores Biomanguinhos/Fresenius e Butantã/Sandoz confirmaram ter estoque suficiente para abastecer esses estados em caráter emergencial até dezembro de 2024.

Uma nova licitação está em andamento, permitindo a participação de todos os produtores de adalimumabe 40mg, com entregas fracionadas. Esperamos que os medicamentos cheguem às Secretarias Estaduais de Saúde entre outubro e novembro de 2024.

Em conjunto com a Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, elaboramos a carta em anexo com orientações para ajudar no gerenciamento desta situação.

Confira a carta enviada AQUI

Compartilhe nas Redes: