O evento tem como objetivo aproximar áreas da saúde que têm seu trabalho diretamente ligado a diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DIIs)
Nesta terça-feira (22) acontece o “1º Fórum GEDIIB Regional de Acesso, Incorporação e Assistência Farmacêutica em Doenças Inflamatórias Intestinais”, do Rio de Janeiro, um encontro gratuito promovido com o objetivo de compartilhar conhecimento entre as áreas da saúde que atuam diretamente com as DIIs, seja assistência médica ou assistência farmacêutica, a fim de compreender dificuldades, limitações e, juntos, buscarem soluções para problemas enfrentados no dia a dia.
O evento é coordenado pelas dras. Renata Froes e Adalberta Martins e acontece de forma gratuita no Hotel Prodigy Santos Dumont, das 14h às 18h. “As doenças inflamatórias intestinais possuem a maior parte do tratamento sob gestão da rede Estadual/ Federal, denominada medicamentos do componente especializado (alto custo) e são regidas pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde, os quais possuem atualizações tardias e muitas vezes restrigem o tratamento. O GEDIIB reconhece o custo elevado de tecnologias de saúde, porém, busca a aproximação, inclusive, com o Ministério da Saúde, para que os pacientes com DII tenham mais qualidade de vida e que, enquanto profissionais de saúde, ainda possamos minimizar danos irreversíveis causados por essas patologias”, disse a dra. Adalberta Martins.
Além disso, a médica e coordenadora do fórum ressalta que “unindo força com a assistência farmacêutica podemos reconhecer as dificuldades e repassá-las ao Ministério da Saúde”.
A “ponte” no RJ
A dra. Renata Froes, idealizadora e organizadora do evento junto com a dra. Adalberta, vem desde 2019 sendo a ponte carioca entre o GEDIIB e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do RJ, participando de inúmeros encontros, e salienta que não poupou esforços em trazer para sua cidade o 1° Fórum Regional de Acesso do GEDIIB, a fim de encurtar a jornada dos pacientes locais, uma vez que estarão presentes os chefes dos maiores ambulatórios de DII do RJ e representantes da SES e Riofarmes.
“Em agosto recebi um ofício da SES perguntando se o GEDIIB estava de acordo com um informativo sobre biossimilares e isso foi para nós um sinal de reconhecimento e respeito ao nosso trabalho conjunto ao longo desses anos”.
Público-alvo
O público-alvo são: médicos e farmacêuticos representantes das áreas técnicas envolvidas com assistência e acesso. Médicos de várias especialidades e profissionais farmacêuticos e envolvidos com acesso que trabalhem com dispensação e assistência para Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn.
Acompanhe no site https://forumdii.com.br outros eventos como este que acontecerão em outras regiões do País.