Posicionamento das Sociedades Brasileiras de Reumatologia (SBR), Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais Brasil (GEDIIB), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Bio-Manguinhos/Fiocruz.
A tuberculose (TB) é uma infecção oportunista com transmissão restrita aos seres humanos e associada à disfunção do sistema imune celular. Apresenta uma taxa global de incidência de 139 casos por 100.000 habitantes por ano.
No Brasil, ocorrem 70.000 novos casos de tuberculose por ano e a taxa de mortalidade é de 2,2 por 100.000 habitantes.
A infecção latente por tuberculose (ILTB) é definida como um estado de viabilidade bacteriana persistente, controle imunológico e nenhuma evidência de tuberculose clinicamente manifesta. Modelos globais de cálculo de prevalência, estimam que mais de 2 milhões de pessoas têm infecção latente por tuberculose, sendo os países em desenvolvimento os mais afetados, com risco de reativação maior em áreas endêmicas, como Brasil, por exemplo. O diagnóstico e o tratamento corretos da ILTB reduzem a incidência de TB em 60-80%, assim como a mortalidade relacionada a complicações da doença.
Confira o posicionamento completo AQUI
Para acessar o Dossiê CONITEC, CLIQUE AQUI