Ampliação de uso do teste de liberação de interferon-gama (IGRA) para detecção de infecção latente pelo mycobacterium tuberculosis em pacientes com Doenças Inflamatórias Imunomediadas

Posicionamento das Sociedades Brasileiras de Reumatologia (SBR), Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais Brasil (GEDIIB), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Bio-Manguinhos/Fiocruz.


A tuberculose (TB) é uma infecção oportunista com transmissão restrita aos seres humanos e associada à disfunção do sistema imune celular. Apresenta uma taxa global de incidência de 139 casos por 100.000 habitantes por ano.

No Brasil, ocorrem 70.000 novos casos de tuberculose por ano e a taxa de mortalidade é de 2,2 por 100.000 habitantes.

A infecção latente por tuberculose (ILTB) é definida como um estado de viabilidade bacteriana persistente, controle imunológico e nenhuma evidência de tuberculose clinicamente manifesta. Modelos globais de cálculo de prevalência, estimam que mais de 2 milhões de pessoas têm infecção latente por tuberculose, sendo os países em desenvolvimento os mais afetados, com risco de reativação maior em áreas endêmicas, como Brasil, por exemplo. O diagnóstico e o tratamento corretos da ILTB reduzem a incidência de TB em 60-80%, assim como a mortalidade relacionada a complicações da doença.

Confira o posicionamento completo AQUI

Para acessar o Dossiê CONITEC, CLIQUE AQUI

Compartilhe nas Redes: