A ação, coordenada por dr. Marcos Clarencio e dra. Flora Fortes, aconteceu no último sábado (8), no Hospital Geral Roberto Santos
O Mutirão da Doença Inflamatória Intestinal (DII) do GEDIIB chegou a cidade de Salvador (BA), com a realização de exames gratuitos para a população, cuja finalidade é identificar casos de Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa (RCU). A ação, coordenada pela médica gastroenterologista Flora Fortes e pelo médico gastroenterologista Marcos Clarencio (coordenador do setor de endoscopia do HGRS), com apoio ainda da médica gastroenterologista Neogelia Almeida (coordenadora do ambulatório de DII); selecionou 20 pacientes que tinham quadro de diarreia, dor abdominal e sangramento.
Destes total, 12 pacientes realizaram, inicialmente, exames de calprotectina e, posteriormente, foram encaminhados à colonoscopia, junto aos demais.
O exame mais complexo, que é capaz de identificar os mais diversos tipos de lesões no intestino, aconteceu na manhã deste último sábado (8), no Hospital Geral Roberto Santos e, dos resultados, foram computados:
- 8 normais;
- 5 para RCU;
- 2 para Doença de Crohn
- 1 processo inflamatório inespecífico em reto distal;
- 2 com pólipos colônicos;
- 2 com doença diverticular dos cólons.
“Foi um mutirão onde conseguimos atender uma quantidade significativa de pacientes e identificamos vários casos de RCU e Crohn. Esses pacientes serão encaminhados agora para ambulatórios de referência no Hospital Geral Roberto Santos e Hospital das Clínicas”, avaliou a dra. Flora Fortes.