Livro “Diagnóstico e Tratamento na Doença Inflamatória Intestinal Pediátrica” é atualizado

O título, escrito a seis mãos pelas doutoras Elizete Aparecida Lomazi, Vera Sdepanian e Jane Oba, com apoio da Comissão de Gastropediatria do GEDIIB, foi relançado no último dia da 3ª SEBRADII

A 3ª SEBRADII (Semana Brasileira da Doença Inflamatória Intestinal) foi marcada por vários fatos importantes e, um deles, foi o lançamento da atualização do livro “Diagnóstico e Tratamento na Doença Inflamatória Intestinal Pediátrica”, um título inédito e específico sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) na infância. Além da distribuição gratuita para os presentes, os autores também autografaram suas obras.

Escrito a seis mãos, tem como autoras as doutoras Elizete Aparecida Lomazi, Vera Sdepanian e Jane Oba. “O livro foi uma obra conjunta de todos os componentes da Comissão de Gastropediatria do GEDIIB. Tivemos há dois anos uma primeira edição e estamos agora lançando uma segunda edição do nosso livro, atualizada, com novos medicamentos e novas orientações sobre vacina. Imprecindível para quem vai fazer DII Pediátrica”, destaca a doutora Elizete Lomazi, uma das autoras.

Todos os envolvidos são profissionais que atuam diretamente com a gastropediatria e que sentem qual a necessidade do médico que atende esses pacientes com Doença Inflamatória Intestinal.

Aumento de casos

De acordo com Lomazi, a DII em pediatria está altamente incidente em todo o mundo. “Com mudança alimentar, mudança da microbiota, vemos esse cenário. E além desse aumento terrível em incidência – no Canadá eles estimam um crescimento de 200% da incidência para 2023, realmente explodindo -, casos em crianças cada vez mais jovens. Isso é o que preocupa e chama nossa atenção e para a necessidade de saber lidar com esses pacientes que, embora tenham a mesma doença que o adulto, têm suas particularidades, suas características, especificidades, terapêuticas e clínicas”.

Tudo isso envolve, principalmente, o fato de que a criança está em fase de crescimento constante e precisa crescer e ter seu desenvolvimento puberal. Esse é o desafio do pediatra que vai conduzir esses pacientes.

Inédito

Ainda não se tem registros de um título como este a nível mundial, tamanha a importância deste compilado de ricas informações sobre DII em crianças. “Em geral, não conheço um livro que traga só a pediatria em DII. Isso é até um incentivo, uma originalidade que pretendamos que cresça para as próximas edições, um livro mais robusto, com mais assuntos e mais conteúdo a oferecer”, finaliza.

Compartilhe nas Redes: