Médicos que atuam na Rede Atenção Primária do município participaram da qualificação
Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de sua Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, juntamente com a Comissão Estadual Bahia da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB), realizou a I Capacitação em Doenças Inflamatórias Intestinais para 80 profissionais de medicina que estão trabalhando na rede de atenção básica, em unidades localizadas por toda Salvador.
A iniciativa, que aconteceu no auditório do Hospital Geral Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula, contou com duas turmas, divididas em turnos matutino e vespertino.
O objetivo principal da ação é o preparo dos médicos em relação aos sintomas e sinais de alerta para que haja o diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa, que causa uma inflamação no revestimento interno do colón ou intestino grosso; e a doença de Crohn, caracterizada pelo surgimento de úlceras em qualquer parte do intestino e que pode afetar a capacidade do corpo de digerir alimentos, absorver nutrientes e eliminar resíduos.
De acordo com Abdon Brito, Coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, a capacitação é essencial, pois essas doenças precisam ser mais conhecidas pelas equipes de atendimento, para que não haja diagnósticos tardios e, logo, o agravamento do quadro nos pacientes. “Embora não seja tão comum na realidade de quem está no atendimento das unidades básicas, é fundamental os médicos que atuam na atenção básica conheçam as doenças e os principais sintomas, para que possam orientar e encaminhar os pacientes”, reitera ele.