Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Alimentação na Doença de Crohn

Autor: GEDIIB | Publicado em: 31/07/2017

Muito tem se falado sobre alimentação na Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, estudos recentes informam sobre o controle de alimentos e dieta com alto valor calórico e vitaminas. 

O tratamento da Doença de Crohn é individualizado de acordo com as manifestações da doença em cada paciente. Como não há cura, o objetivo do tratamento é o controle dos sintomas e das complicações.

Não existe um padrão dietético para pacientes com Crohn, mas alguns parâmetros nutricionais podem auxiliar os pacientes a evitar erros na dieta. 

Doces e frutas em compota com alto grau de açúcar exacerbam a atividade da doença em muitas pessoas.

Pão branco, pão de forma e comidas altamente condimentadas não fazem parte da dieta para pacientes com doença de Crohn e deveriam ser substituídos por alimentos com alta quantidade de fibras. Importantes fontes de fibra podem ser encontradas em pão integral e em muitos tipos vegetais.

As fibras vegetais auxiliam as funções intestinais. Entretanto, nos casos de redução da luz intestinal ou estenose, uma dieta pobre em fibras deve ser seguida.

Médicos e nutricionistas precisam estar atentos à possibilidade de má nutrição, que pode ocorrer no ataque inflamatório ou mesmo no curso crônico da doença.