Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

04. As pessoas portadoras de DII devem se preocupar com a Ingestão de Líquidos?

Autor: GEDIIB | Publicado em: 31/07/2017

Sim. Em uma condição de diarreia crônica, o risco de desidratação sempre existe. 

Se a ingestão de líquidos não acompanha a intensidade da diarreia, a função renal pode ser afetada. Pacientes com a DC e outras doenças acompanhadas de diarreia têm uma grande incidência de cálculos renais, que são diretamente relacionados a este problema. 

Além disso, a desidratação e a perda de sais geram uma sensação de fraqueza. 

Por estas razões, pessoas com DII devem ingerir líquidos em grandes quantidades, principalmente nos climas e estações mais quentes, em que a perda de sais e água através da pele pode ser alta. Uma boa medida é beber o equivalente a:

1 copo de água ⇒ a cada 8,5 kg de peso corporal. 

Isso quer dizer que, se um indivíduo pesa 63 quilos, deve ingerir, pelo menos 8 copos e meio de líquido diariamente.

Importante: beba líquidos em pequenos goles. Os grandes goles carregam maior quantidade de ar que, ao ser introduzido no sistema digestivo, pode causar desconforto.

A nutrição é de especial importância para os pacientes de DII? Sim, e de forma vital. Os pacientes portadores de DII, especialmente os portadores de Crohn, cujo Intestino Delgado está afetado, têm maior propensão à desnutrição por diversas razões:

Perda de apetite: resultado de náusea, dor abdominal ou sensação de paladar alterada. Pode causar ingestão inadequada de alimentos.

A doença crônica tende a aumentar as necessidades calóricas e energéticas do corpo: isso é mais evidente durante as crises.

DII: em particular a DC - é frequentemente associada à má digestão e à absorção inadequada de proteína, gordura, carboidrato, água e uma variedade de vitaminas e minerais. Dessa forma, muito do que a pessoa ingere pode não ser absorvido pelo organismo.

A boa nutrição é aquela que permite ao organismo ter as reposições necessárias para manter-se saudável. Assim, qualquer esforço deve ser feito para evitar a desnutrição. A reposição de nutrientes e a manutenção de uma boa alimentação são princípios-chave no controle da DII.

Razões para se manter uma boa nutrição:

- Medicamentos tendem a ser mais eficazes em pessoas com bom estado nutricional.

- Quando as proteínas e outros nutrientes se perdem por causa da DII, mais comida deve ser ingerida para compensar essas perdas; isto pode ser difícil para muitos pacientes quando os sintomas intestinais estão presentes.

- A perda de proteínas, calorias e outros nutrientes podem retardar o crescimento em crianças e adolescentes.

- A perda de peso em mulheres e adolescentes pode ter um impacto nos níveis hormonais, resultando em irregularidades no ciclo menstrual ou até mesmo em paralisação da menstruação 


Leia mais sobre o assunto:

- Quais alimentos devem ser evitados?