Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

01. Como a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU) Interferem na Digestão?

Autor: GEDIIB | Publicado em: 31/07/2017

Para se ter uma ideia melhor de como uma dieta afeta as pessoas com DII, segue uma explicação sobre a forma como o corpo processa a comida que é ingerida.

O trabalho do sistema digestivo se concentra no Intestino Delgado, que está abaixo do estômago. No Intestino Delgado, os sucos gástricos tanto do fígado quanto do pâncreas se misturam aos alimentos.

Essa mistura é estimulada pelos movimentos dos músculos da parede intestinal (movimentos peristálticos).

Após o bolo alimentar ser transformados em pequenas partes, ele é absorvido, através da parede do Intestino Delgado e distribuído para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.

O que não foi digerido, é levado ao Intestino Grosso. O Cólon reabsorve a água adicionada ao bolo alimentar no Intestino Delgado. Este é um líquido conhecido como mecanismo de reciclagem. Os resíduos sólidos e não digeridos são retirados do Intestino Delgado pelos movimentos peristálticos.

Quando o Intestino Delgado está inflamado  - o que é freqüente em pacientes com a DC -  o intestino não consegue digerir e absorver os nutrientes do bolo alimentar.

Estes nutrientes, bem como os sais biliares não absorvidos, podem escapar para o Intestino Grosso, de diferentes formas, dependendo do grau de inflamação do Intestino Delgado.

Esta é uma das razões que levam as pessoas com a Doença de Crohn a ficarem desnutridas, bem como a falta de apetite. 

Além disso, os alimentos mal digeridos que passam pelo Intestino Grosso, interferem na conservação da água pelo organismo, mesmo se o Cólon não estiver afetado. 

Assim, quando a DC afeta o Intestino Delgado, ela pode causar diarreia e desnutrição. Caso o Intestino grosso também esteja inflamado, a diarreia pode ser ainda mais intensa. 

Na Retocolite Ulcerativa, apenas o Cólon é afetado pela inflamação; o Intestino Delgado continua a funcionar normalmente. Entretanto, o Cólon não recicla a água de forma apropriada por estar inflamado, o que pode resultar em diarreia.