Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Estudos Multicêntricos

Prezados colegas,

A comissão de estudos multicêntricos do GEDIIB tem o prazer e convidar todos os sócios a se candidatarem para colaborar com o primeiro estudo multicêntrico oficial de nosso grupo de estudo. Este primeiro estudo analisará uma coorte brasileira que utilizou qualquer agente anti-TNF (infliximabe, adalimumabe ou golimumabe) para o manejo da retocolite ulcerativa em qualquer fase do tratamento.

 Atualmente no Brasil, há muitas dificuldades para liberação de biológicos na retocolite ulcerative, e a comissão acredita que um estudo grande, demonstrando eficácia e o perfil de segurança dessas medicações na prática clínica diária em nosso país, possa fornecer dados importantes que levem a facilitação do acesso a esses medicamentos para essa doença, o que em última instância beneficiará nossos pacientes, objetivo maior de um grupo de estudos como o nosso.

O edital com os critérios para a inclusão de seus centros ou casuísticas pessoais encontra-se em anexo. Temos também um questionário com importantes perguntas que devem ser respondidas para que possamos selecionar os centros baseados em diversos critérios, de forma ética e científica. O projeto de pesquisa com o desenho do estudo e critérios de inclusão e exclusão do mesmo também encontra-se em anexo. O preenchimento das variáveis se dará através de planilha de excel posteriormente fornecida aos centros selecionados. Pedimos a gentileza que novamente prestem atenção nos critérios de autoria do trabalho, que foram exaustivamente deliberados pela comissão.

 Esperamos que todos possam colaborar, e que em um período breve possamos compilar os resultados desse importante estudo. A comissão está totalmenta à disposição dos colegas para qualquer esclarecimento. Em meu nome, agradeço especialmente a Profa. Ligia Y. Sassaki, por todo o esforço dedicado a esse estudo, que será capitaneado por ela. Aos demais membros da comissão, Dr. Marley Feitosa, Dra. Marjorie Argollo, Dra. Adriana Catapani e à pesquisadora Nutricionista Daniela Magro, nossos agradecimentos por acreditar nos propósitos dessa comissão.

 Um grande abraço a todos.

 Paulo Gustavo Kotze, MD, MsC, PhD
IBD outpatient clinics, Colorectal Surgery Unit
Health Sciences Postgraduate Program Professor
Catholic University of Paraná (PUCPR), Curitiba, Brazi
l

CONHEÇA O PROJETO


EDITAL COMPLETO


PARTICIPE DA SELEÇÃO DOS CENTROS